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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57592
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Título: | Um ensino de filosofia para a paz : reflexões sobre o papel do ensino de filosofia no combate à persistência do mal a partir de Adorno e Lévinas |
Autor(es): | SILVA, Júlison Antonio da |
Palavras-chave: | Problema do mal; Educação para a paz; Filosofia - Estudo e ensino; Adorno, Theodor W., 1903-1969; Lévinas, Emmanuel, 1906-1995 |
Data do documento: | 19-Abr-2023 |
Citação: | SILVA, J. A. Um ensino de filosofia para a paz: reflexões sobre o papel do ensino de filosofia no combate à persistência do mal a partir de Adorno e Lévinas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Filosofia (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Costuma-se tomar o desenvolvimento tecnológico parâmetro mor para pensar a formação humana. O que por sua vez Auschwitz, duas guerras mundiais e tantos acontecimentos violentos no dia-a-dia nos mostram que tal percepção não passa de um equívoco, pois os avanços tecnológicos por si sós não são bons parâmetro na medida real de desenvolvimento, não são parâmetros que privilegiam o combate a persistência do mal. Dessa forma, é preciso repensar a noção de formação humana à luz de um desenvolvimento verdadeiramente humano, um desenvolvimento para a Paz, ao combate dessas mazelas. Uma formação pensada principalmente para complementar essa falta e contribuir para o combate do mal. Dois pensadores fortemente marcados pelos horrores do século XX que devotam suas filosofias também a pensar tais problemas, e que portanto, como se pretende mostrar, são excelentes para tal empreitada, são Adorno e Levinas. Para tal este trabalho pretende investigar, no pensamento de T. Adorno e E. Levinas o problema do mal, evidenciar seus argumentos com o objetivo de eleger princípios para pensar uma educação para a Paz, assim refletir sobre a legítima formação humana para a paz. Mas também pensar em como o ensino de filosofia pode contribuir para esse. Desse modo, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa teórica privilegia-se a pesquisa bibliográfica e a leitura crítica de Educação e Emancipação de T. Adorno e de Entre Nós: ensaios sobre a alteridade de E. Levinas, bem como de outros textos citados na bibliografia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57592 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
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