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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSAYÃO, Sandro Cozza-
dc.contributor.authorSILVA, Júlison Antonio da-
dc.date.accessioned2024-08-28T19:51:34Z-
dc.date.available2024-08-28T19:51:34Z-
dc.date.issued2023-04-19-
dc.date.submitted2024-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, J. A. Um ensino de filosofia para a paz: reflexões sobre o papel do ensino de filosofia no combate à persistência do mal a partir de Adorno e Lévinas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso em Filosofia (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57592-
dc.description.abstractCostuma-se tomar o desenvolvimento tecnológico parâmetro mor para pensar a formação humana. O que por sua vez Auschwitz, duas guerras mundiais e tantos acontecimentos violentos no dia-a-dia nos mostram que tal percepção não passa de um equívoco, pois os avanços tecnológicos por si sós não são bons parâmetro na medida real de desenvolvimento, não são parâmetros que privilegiam o combate a persistência do mal. Dessa forma, é preciso repensar a noção de formação humana à luz de um desenvolvimento verdadeiramente humano, um desenvolvimento para a Paz, ao combate dessas mazelas. Uma formação pensada principalmente para complementar essa falta e contribuir para o combate do mal. Dois pensadores fortemente marcados pelos horrores do século XX que devotam suas filosofias também a pensar tais problemas, e que portanto, como se pretende mostrar, são excelentes para tal empreitada, são Adorno e Levinas. Para tal este trabalho pretende investigar, no pensamento de T. Adorno e E. Levinas o problema do mal, evidenciar seus argumentos com o objetivo de eleger princípios para pensar uma educação para a Paz, assim refletir sobre a legítima formação humana para a paz. Mas também pensar em como o ensino de filosofia pode contribuir para esse. Desse modo, admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa teórica privilegia-se a pesquisa bibliográfica e a leitura crítica de Educação e Emancipação de T. Adorno e de Entre Nós: ensaios sobre a alteridade de E. Levinas, bem como de outros textos citados na bibliografia.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProblema do malpt_BR
dc.subjectEducação para a pazpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.subjectLévinas, Emmanuel, 1906-1995pt_BR
dc.titleUm ensino de filosofia para a paz : reflexões sobre o papel do ensino de filosofia no combate à persistência do mal a partir de Adorno e Lévinaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0712437306785764pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6484943095710587pt_BR
dc.description.abstractxEs costumbre tomar el desarrollo tecnológico como un parámetro mayor para pensar la formación humana. Lo que a su vez Auschwitz, dos guerras mundiales y tantos hechos violentos en la vida cotidiana nos muestran que tal percepción no es más que un error, porque los avances tecnológicos por sí solos no son un buen parámetro en la medida real del desarrollo, no son parámetros que privilegian la lucha contra la persistencia del mal. De esta manera, es necesario repensar la noción de formación humana a la luz de un desarrollo verdaderamente humano, un desarrollo para la Paz, para combatir estos males. Un entrenamiento diseñado principalmente para suplir esta carencia y contribuir a la lucha contra el mal. Dos pensadores fuertemente marcados por los horrores del siglo XX que también dedicaron sus filosofías a pensar tales problemas, y que por tanto, como se pretende mostrar, son excelentes para tal empresa, son Adorno y Levinas. En tal sentido, este trabajo pretende indagar, en el pensamiento de T. Adorno y E. Levinas el problema del mal, destacan sus argumentos con el objetivo de elegir principios para pensar una educación para la Paz, reflexionando así sobre la legítima formación humana para la paz. Pero pensemos también en cómo la enseñanza de la filosofía puede contribuir a ello. Así, asumiendo el “paradigma hermenéutico” y por tratarse de una investigación teórica, se privilegian la investigación bibliográfica y la lectura crítica de Educación y Emancipación de T. Adorno y Entre Nós: ensayos sobre la alteridad de E. Levinas, así como otros textos citados. en la bibliografía.pt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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TCC Júlison Antonio da Silva.pdfUM ENSINO DE FILOSOFIA PARA PARA A PAZ: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO ENSINO DE FILOSOFIA NO COMBATE A PERSISTÊNCIA DO MAL A PARTIR DE ADORNO E LEVINAS221,51 kBAdobe PDFVista previa
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