Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562

Share on

Title: A Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas.
Authors: FRANCA, Renata Jaqueline Lira
ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos
Keywords: Comunidades campesinas; Xilogravura; Arte popular; Identidade
Issue Date: 16-Aug-2024
Citation: FRANÇA, Renata Jaqueline Lira; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. A Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas. 2024. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, CAA-NFD, Universidade Federal de Pernambuco-Caa, Caruaru, 2024.
Abstract: Este texto tem como objetivo compreender como a cultura popular da xilogravura contribui para o fortalecimento da identidade das crianças em comunidades campesinas, visto que cada vez mais, como efeito da globalização, as crianças têm perdido seu fortalecimento da identidade. Mediante esse contexto, a cultura popular sofreu apagamento e não foi inserida nos currículos escolares prejudicando a visibilidade da arte popular nas escolas. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou análise em livros didáticos; entrevista a uma professora e uma estudante de turma multisseriada de uma escola do campo do município de Sairé, campo de pesquisa e ao artista xilógrafo Joel Borges. Nas considerações finais, destacamos: a) a importância da arte popular no currículo escolar porque possibilita conhecer e refletir o contexto de vivências da comunidade e a cultura da região; b) problematização do olhar sobre o campo e a visão de que se deve estudar para sair do campo em decorrência da ausência do reconhecimento do campo como lugar de vida, cultura e trabalho; e c) sentimento de identificação e representatividade através da xilogravura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Renata Jaqueline Lira França......pdf490,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons