Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | FRANCA, Renata Jaqueline Lira | - |
dc.contributor.author | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T14:11:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T14:11:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Renata Jaqueline Lira; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. A Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas. 2024. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, CAA-NFD, Universidade Federal de Pernambuco-Caa, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562 | - |
dc.description.abstract | Este texto tem como objetivo compreender como a cultura popular da xilogravura contribui para o fortalecimento da identidade das crianças em comunidades campesinas, visto que cada vez mais, como efeito da globalização, as crianças têm perdido seu fortalecimento da identidade. Mediante esse contexto, a cultura popular sofreu apagamento e não foi inserida nos currículos escolares prejudicando a visibilidade da arte popular nas escolas. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou análise em livros didáticos; entrevista a uma professora e uma estudante de turma multisseriada de uma escola do campo do município de Sairé, campo de pesquisa e ao artista xilógrafo Joel Borges. Nas considerações finais, destacamos: a) a importância da arte popular no currículo escolar porque possibilita conhecer e refletir o contexto de vivências da comunidade e a cultura da região; b) problematização do olhar sobre o campo e a visão de que se deve estudar para sair do campo em decorrência da ausência do reconhecimento do campo como lugar de vida, cultura e trabalho; e c) sentimento de identificação e representatividade através da xilogravura. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunidades campesinas | pt_BR |
dc.subject | Xilogravura | pt_BR |
dc.subject | Arte popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | A Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text aims to understand how the popular culture of woodcuts contributes to strengthening the identity of children in rural communities, since increasingly, as an effect of globalization, children have lost their identity essence. In this context, popular culture was erased and was not included in school curricula, damaging the visibility of popular art in schools. The qualitative approach research carried out analysis of textbooks and interviews with a multi-grade class teacher, a student from a rural school in the municipality of Sairé, the research field, and woodcut artist Joel Borges. In the municipality of Bezerros, located in the countryside of Pernambuco, the Borges family is world-renowned for producing woodcuts. This portrays the identity, culture, memory and creativity of the rural people of Northeastern Brazil, inserting it into the knowledge process of popular education. Thus, the woodcut depicts the daily life of the community, animals, field work, reality, life, people's hopes and, given this perspective, recognized as popular art, it becomes a reaffirmation and representation of northeastern culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renata Jaqueline Lira França......pdf | 490,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons