Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorFRANCA, Renata Jaqueline Lira-
dc.contributor.authorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-26T14:11:02Z-
dc.date.available2024-08-26T14:11:02Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.date.submitted2024-08-23-
dc.identifier.citationFRANÇA, Renata Jaqueline Lira; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. A Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas. 2024. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, CAA-NFD, Universidade Federal de Pernambuco-Caa, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57562-
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo compreender como a cultura popular da xilogravura contribui para o fortalecimento da identidade das crianças em comunidades campesinas, visto que cada vez mais, como efeito da globalização, as crianças têm perdido seu fortalecimento da identidade. Mediante esse contexto, a cultura popular sofreu apagamento e não foi inserida nos currículos escolares prejudicando a visibilidade da arte popular nas escolas. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou análise em livros didáticos; entrevista a uma professora e uma estudante de turma multisseriada de uma escola do campo do município de Sairé, campo de pesquisa e ao artista xilógrafo Joel Borges. Nas considerações finais, destacamos: a) a importância da arte popular no currículo escolar porque possibilita conhecer e refletir o contexto de vivências da comunidade e a cultura da região; b) problematização do olhar sobre o campo e a visão de que se deve estudar para sair do campo em decorrência da ausência do reconhecimento do campo como lugar de vida, cultura e trabalho; e c) sentimento de identificação e representatividade através da xilogravura.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunidades campesinaspt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.subjectArte popularpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleA Xilogravura como viés de fortalecimento da identidade de crianças de comunidades campesinas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThis text aims to understand how the popular culture of woodcuts contributes to strengthening the identity of children in rural communities, since increasingly, as an effect of globalization, children have lost their identity essence. In this context, popular culture was erased and was not included in school curricula, damaging the visibility of popular art in schools. The qualitative approach research carried out analysis of textbooks and interviews with a multi-grade class teacher, a student from a rural school in the municipality of Sairé, the research field, and woodcut artist Joel Borges. In the municipality of Bezerros, located in the countryside of Pernambuco, the Borges family is world-renowned for producing woodcuts. This portrays the identity, culture, memory and creativity of the rural people of Northeastern Brazil, inserting it into the knowledge process of popular education. Thus, the woodcut depicts the daily life of the community, animals, field work, reality, life, people's hopes and, given this perspective, recognized as popular art, it becomes a reaffirmation and representation of northeastern culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Renata Jaqueline Lira França......pdf490,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons