Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57526

Compartilhe esta página

Título: Comunicação e consumo : um estudo sobre o K-Pop coreano e sua influência na formação identitária e nas práticas de consumo dos fãs pernambucanos
Autor(es): BARBOSA, Jakelyne dos Santos
Palavras-chave: K-Pop; Consumo; Identidade; Afeto; Redes sociais digitais
Data do documento: 17-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Jakelyne dos Santos. Comunicação e consumo: um estudo sobre o K-Pop coreano e sua influência na formação identitária e nas práticas de consumo dos fãs pernambucanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho apresenta reflexões sobre a história da cultura pop sul-coreana e aponta os hábitos de consumo de jovens pernambucanos fãs de K-Pop, gênero musical sul coreano, principal responsável pela Hallyu (railíu), ou Onda Coreana, que consiste na “exportação” de sua cultura para diversos países do mundo. Para além desse objetivo, dissertamos acerca da formação da identidade perpassada pela economia do afeto e do poder que ela exerce em suas vidas, diferenciando-os dos demais consumidores, numa nova lógica de negócio baseada no desejo. Sendo este, não só uma mera aquisição de um produto, mas sim a vontade de fazer parte de uma comunidade que, em sua maioria, supre os anseios de reconhecimento social e pertencimento. Por meio de entrevistas em profundidade com K-Popers (fãs de K-Pop), do estado de Pernambuco nos propomos a conhecer ainda mais a fundo quem é esse fã pernambucano que consome, não só produtos alusivos ao K-Pop, mas também a cultura sul-coreana em geral, assim como enfrenta o patriarcalismo estrutural, em seus principais núcleos de convívio, em prol de estar cada vez mais próximo dos seus ídolos. Com a pesquisa, descobriu-se, dentre outros, que as redes sociais digitais são as principais plataformas para a interação dos fãs entre si, com seus ídolos e com o K-Pop como um todo, além de que o consumo de produtos se dá pelo afeto, sendo uma forma, não só de permanecerem em contato constante com o universo do K-Pop, como também de se manterem equilibrados emocionalmente, repercutindo diretamente na sua formação identitária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57526
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jakelyne dos Santos Barbosa.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons