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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57526

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dc.contributor.advisorPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.authorBARBOSA, Jakelyne dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-23T14:40:45Z-
dc.date.available2024-08-23T14:40:45Z-
dc.date.issued2022-02-17-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jakelyne dos Santos. Comunicação e consumo: um estudo sobre o K-Pop coreano e sua influência na formação identitária e nas práticas de consumo dos fãs pernambucanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57526-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta reflexões sobre a história da cultura pop sul-coreana e aponta os hábitos de consumo de jovens pernambucanos fãs de K-Pop, gênero musical sul coreano, principal responsável pela Hallyu (railíu), ou Onda Coreana, que consiste na “exportação” de sua cultura para diversos países do mundo. Para além desse objetivo, dissertamos acerca da formação da identidade perpassada pela economia do afeto e do poder que ela exerce em suas vidas, diferenciando-os dos demais consumidores, numa nova lógica de negócio baseada no desejo. Sendo este, não só uma mera aquisição de um produto, mas sim a vontade de fazer parte de uma comunidade que, em sua maioria, supre os anseios de reconhecimento social e pertencimento. Por meio de entrevistas em profundidade com K-Popers (fãs de K-Pop), do estado de Pernambuco nos propomos a conhecer ainda mais a fundo quem é esse fã pernambucano que consome, não só produtos alusivos ao K-Pop, mas também a cultura sul-coreana em geral, assim como enfrenta o patriarcalismo estrutural, em seus principais núcleos de convívio, em prol de estar cada vez mais próximo dos seus ídolos. Com a pesquisa, descobriu-se, dentre outros, que as redes sociais digitais são as principais plataformas para a interação dos fãs entre si, com seus ídolos e com o K-Pop como um todo, além de que o consumo de produtos se dá pelo afeto, sendo uma forma, não só de permanecerem em contato constante com o universo do K-Pop, como também de se manterem equilibrados emocionalmente, repercutindo diretamente na sua formação identitária.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectK-Poppt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.titleComunicação e consumo : um estudo sobre o K-Pop coreano e sua influência na formação identitária e nas práticas de consumo dos fãs pernambucanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8721636460658004pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents reflections on the history of South Korean pop culture and points out the consumption habits of young Pernambuco fans of k-pop, a South Korean musical genre, mainly responsible for Hallyu (railiu), or Korean Wave, which consists of the " export” of its culture to different countries of the world. In addition to this objective, we discuss the formation of identity permeated by the economy of affection and the power that it exerts in their lives, differentiating them from other consumers, in a new business logic based on desire. This being, not only a mere acquisition of a product, but the desire to be part of a community that, for the most part, meets the aspirations of social recognition and belonging. Through in-depth interviews with K-Popers (k-pop fans), from the state of Pernambuco, we propose to know even more deeply who this Pernambuco fan is who consumes, not only products alluding to K-Pop, but also the South Korean culture in general, as well as facing structural patriarchy, in its main centers of conviviality, in order to be closer and closer to their idols. With the research, it was discovered, among others, that digital social networks are the main platforms for fans to interact with each other, with their idols and with K-Pop as a whole, in addition to the fact that the consumption of products takes place by affection, being a way, not only to remain in constant contact with the K-Pop universe, but also to keep themselves emotionally balanced, having direct repercussions on their identity formation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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