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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5748
Título: A câmara de compensação tarifária, solução para o financiamento de sistemas de transporte público de passageiros: o caso da Região Metropolitana do Recife
Autor(es): Cavalcanti de de Albuquerque Sá Barreto, Angelusa
Palavras-chave: Eficácia; Eficiência; Transporte Público; Financiamento de Sistemas de Transporte Público; Câmara de Compensação Tarifária
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cavalcanti de de Albuquerque Sá Barreto, Angelusa; Lima Neto, Oswaldo. A câmara de compensação tarifária, solução para o financiamento de sistemas de transporte público de passageiros: o caso da Região Metropolitana do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O objetivo dessa dissertação é identificar sob o ponto de vista teórico analítico o instrumento Câmara de Compensação Tarifária no cumprimento dos objetivos para os quais foi criada. A análise parte da regulamentação incidente no setor de transporte público, descritas por Orrico Filho, R.; A. Brasileiro; E.C. Martins; J. Aragão (1996), Cordeiro, D.M., (1992), Alvarado, L.; Contreras-Montoya, C.; Orrico Filho, R.D. (1996), e outros. Sob essa perspectiva, o objetivo geral dessa dissertação é analisar a ferramenta Câmara de Compensação Tarifária em seus aspectos eficiência e eficácia em sistemas de transporte metropolitanos, aplicado à experiência de Recife, dando uma contribuição para o seu aperfeiçoamento. Foi necessário definir uma ferramenta de análise adequada ao tema proposto que possibilitasse uma visualização gráfica dos indicadores selecionados e aplicada na avaliação da CCT. A ferramenta de análise baseou-se no método Controle Estatístico do Processo (CEP), utilizando-se as cartas de controle para auxiliar a análise dos processos e eventos ocorridos ao longo do período estudado. A aplicação dos gráficos de controle como uma ferramenta auxiliar foi utilizada como plataforma de análise nesse estudo como um método de diagnóstico. Os resultados confirmam empiricamente a eficácia da Câmara de Compensação Tarifária como instrumento de gestão de sistemas de transporte público
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5748
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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