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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5748

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Neto, Oswaldo pt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti de de Albuquerque Sá Barreto, Angelusapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:41:39Z-
dc.date.available2014-06-12T17:41:39Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCavalcanti de de Albuquerque Sá Barreto, Angelusa; Lima Neto, Oswaldo. A câmara de compensação tarifária, solução para o financiamento de sistemas de transporte público de passageiros: o caso da Região Metropolitana do Recife. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5748-
dc.description.abstractO objetivo dessa dissertação é identificar sob o ponto de vista teórico analítico o instrumento Câmara de Compensação Tarifária no cumprimento dos objetivos para os quais foi criada. A análise parte da regulamentação incidente no setor de transporte público, descritas por Orrico Filho, R.; A. Brasileiro; E.C. Martins; J. Aragão (1996), Cordeiro, D.M., (1992), Alvarado, L.; Contreras-Montoya, C.; Orrico Filho, R.D. (1996), e outros. Sob essa perspectiva, o objetivo geral dessa dissertação é analisar a ferramenta Câmara de Compensação Tarifária em seus aspectos eficiência e eficácia em sistemas de transporte metropolitanos, aplicado à experiência de Recife, dando uma contribuição para o seu aperfeiçoamento. Foi necessário definir uma ferramenta de análise adequada ao tema proposto que possibilitasse uma visualização gráfica dos indicadores selecionados e aplicada na avaliação da CCT. A ferramenta de análise baseou-se no método Controle Estatístico do Processo (CEP), utilizando-se as cartas de controle para auxiliar a análise dos processos e eventos ocorridos ao longo do período estudado. A aplicação dos gráficos de controle como uma ferramenta auxiliar foi utilizada como plataforma de análise nesse estudo como um método de diagnóstico. Os resultados confirmam empiricamente a eficácia da Câmara de Compensação Tarifária como instrumento de gestão de sistemas de transporte públicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectFinanciamento de Sistemas de Transporte Públicopt_BR
dc.subjectCâmara de Compensação Tarifáriapt_BR
dc.titleA câmara de compensação tarifária, solução para o financiamento de sistemas de transporte público de passageiros: o caso da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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