Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57444

Compartilhe esta página

Título: Corrosão do cobre, as cores da pátina: um estudo integrador entre os materiais e a arte no processo de ensino-aprendizagem de ciência
Autor(es): SILVA, Hugo Antonio Cavalcanti e
Palavras-chave: Pátina; Cobre; Arte; Materiais; Educação
Data do documento: 25-Mar-2024
Citação: SILVA, Hugo Antonio Cavalcanti e. Corrosão do cobre, as cores da pátina: um estudo integrador entre os materiais e a arte no processo de ensino-aprendizagem de ciência. 2024. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Materiais, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo utilizar a síntese de pátinas artificiais como ferramenta motivadora para o ensino-aprendizagem de ciência, associando os materiais e a arte. Realizou-se um estudo abrangente da relação dos homens com os materiais, detalhando a sua aplicação e importância para a sociedade ao longo da história, incluindo uma análise da utilização dos materiais como suporte artístico por diversos artistas ao longo dos anos. Para aplicação deste conteúdo nas salas de aula, foi proposto uma sequência didática contando com atividades práticas e teóricas, abrangendo conteúdo da ciência dos materiais e da arte. Para fundamentar as atividades práticas propostas foi produzido um conjunto de pátinas por meio de métodos de aquecimento a seco, aplicação direta, vaporização e imersão eletrolítica. As pátinas desenvolvidas foram de baixo custo e de fácil execução, para que possam ser aplicadas em sala de aula, tanto para o ensino médio, quanto superior. Para a caracterização das pátinas foram realizados: ensaios gravimétricos, para avaliar a variação de massa advinda do processo de patinização das amostras; difração de raios X, visando identificar os compostos obtidos nas pátinas formadas; microscopia eletrônica de varredura, para caracterização morfológica e análise de composição química elementar, por meio da técnica de espectroscopia de energia dispersiva. As pátinas produzidas apresentaram diversos aspectos macroscópicos e composições, tais como: Cuprita; Hidroxinitrito de cobre; Schwertmannita; Rouaita; Paratacamita e Covelita. Consequentemente, foi possível obter pátinas pretas, azuis, verdes e vermelhas. O trabalho trouxe uma abordagem multidisciplinar e inovadora, integrando conceitos técnicos da Ciência e Engenharia de Materiais e as Artes Plásticas, que podem ser utilizados para práticas pedagógicas tanto no ensino fundamental quanto no ensino superior. A validação desta proposta pedagógica foi feita por meio da aplicação desta metodologia em um curso de extensão, sendo este bem-sucedido e apoiado pelos participantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57444
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hugo Antonio Cavalcanti e Silva.pdf15,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons