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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57444

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Magda Rosângela Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Hugo Antonio Cavalcanti e-
dc.date.accessioned2024-08-20T13:23:40Z-
dc.date.available2024-08-20T13:23:40Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Hugo Antonio Cavalcanti e. Corrosão do cobre, as cores da pátina: um estudo integrador entre os materiais e a arte no processo de ensino-aprendizagem de ciência. 2024. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Materiais, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57444-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo utilizar a síntese de pátinas artificiais como ferramenta motivadora para o ensino-aprendizagem de ciência, associando os materiais e a arte. Realizou-se um estudo abrangente da relação dos homens com os materiais, detalhando a sua aplicação e importância para a sociedade ao longo da história, incluindo uma análise da utilização dos materiais como suporte artístico por diversos artistas ao longo dos anos. Para aplicação deste conteúdo nas salas de aula, foi proposto uma sequência didática contando com atividades práticas e teóricas, abrangendo conteúdo da ciência dos materiais e da arte. Para fundamentar as atividades práticas propostas foi produzido um conjunto de pátinas por meio de métodos de aquecimento a seco, aplicação direta, vaporização e imersão eletrolítica. As pátinas desenvolvidas foram de baixo custo e de fácil execução, para que possam ser aplicadas em sala de aula, tanto para o ensino médio, quanto superior. Para a caracterização das pátinas foram realizados: ensaios gravimétricos, para avaliar a variação de massa advinda do processo de patinização das amostras; difração de raios X, visando identificar os compostos obtidos nas pátinas formadas; microscopia eletrônica de varredura, para caracterização morfológica e análise de composição química elementar, por meio da técnica de espectroscopia de energia dispersiva. As pátinas produzidas apresentaram diversos aspectos macroscópicos e composições, tais como: Cuprita; Hidroxinitrito de cobre; Schwertmannita; Rouaita; Paratacamita e Covelita. Consequentemente, foi possível obter pátinas pretas, azuis, verdes e vermelhas. O trabalho trouxe uma abordagem multidisciplinar e inovadora, integrando conceitos técnicos da Ciência e Engenharia de Materiais e as Artes Plásticas, que podem ser utilizados para práticas pedagógicas tanto no ensino fundamental quanto no ensino superior. A validação desta proposta pedagógica foi feita por meio da aplicação desta metodologia em um curso de extensão, sendo este bem-sucedido e apoiado pelos participantes.pt_BR
dc.format.extent180p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPátinapt_BR
dc.subjectCobrept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMateriaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCorrosão do cobre, as cores da pátina: um estudo integrador entre os materiais e a arte no processo de ensino-aprendizagem de ciênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMALTA, Maria Isabel Collasius-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8976602939723403pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5295831751697130pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this work was to use the synthesis of artificial patinas as a motivational tool for teaching and learning science, combining materials and art. A comprehensive study of the relationship between humans and materials was carried out, detailing their application and importance to society throughout history, including an analysis of the use of materials as artistic support by various artists over the years. To apply this content in the classroom, a didactic sequence was proposed with practical and theoretical activities, covering content from materials science and art. To support the practical activities proposed, a set of patinas was produced using dry heating, direct application, vaporization and electrolytic immersion methods. The patinas developed were low-cost and easy to execute, so that they can be applied in the classroom, both for secondary and higher education. In order to characterize the patinas, the following tests were carried out: gravimetric tests, to evaluate the mass variation resulting from the patination process of the samples; X-ray diffraction, to identify the compounds obtained in the patinas formed; scanning electron microscopy, for morphological characterization and elemental chemical composition analysis, using the energy dispersive spectroscopy technique. The patinas produced had different macroscopic aspects and compositions, such as Cuprite; Copper hydroxynitrite; Schwertmannite; Rouaite; Paratacamite and Covellite. As a result, it was possible to obtain black, blue, green and red patinas. The work brought a multidisciplinary and innovative approach, integrating technical concepts from Materials Science and Engineering and Visual arts, which can be used for pedagogical practices in both primary and higher education. This pedagogical proposal was validated through the application of this methodology in an extension course, which was successful and supported by the participants.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Materiaispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7427255516158352pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9114-3247pt_BR
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