Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57434

Share on

Title: Análise comparativa dos índices de sustentabilidade em empresas de aluguel de carros: uma análise documental entre empresas brasileiras e norte-americanas
Authors: SILVA, Guilherme Catunda da
Keywords: ESG; Economia compartilhada; Locação de carros; Sustentabilidade; Desempenho empresarial
Issue Date: 13-Mar-2024
Citation: SILVA, Guilherme Catunda da. Análise comparativa dos índices de sustentabilidade em empresas de aluguel de carros: uma análise documental entre empresas brasileiras e norte-americanas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo investiga a relação entre os princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e a economia compartilhada no setor de locação de carros, comparando o desempenho das empresas brasileiras com as internacionais. Dessa forma, a pesquisa visa compreender como os índices de sustentabilidade se comportam nessas empresas em comparação com o mercado global. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de adequação do mercado às mudanças comportamentais dos consumidores e a escassez de referências específicas para o setor de locação de carros. Portanto, o objetivo geral é comparar os indicadores ESG das empresas de locação de carro no Brasil com as de outros países, enquanto os objetivos específicos incluem avaliar os indicadores de sustentabilidade no Brasil, identificar melhores práticas globais e analisar o impacto dessas práticas na reputação e desempenho financeiro das empresas do setor. Por conseguinte, foi necessário a revisão da literatura sobre sustentabilidade, mercado de locação de carro a nível mundial e Brasil, relatório de relação com investidores das empresas abordadas com o intuito de, através da metodologia de multi-casos, traçar um comparativo entre as empresas observadas no estudo. Concluiu-se, portanto, que as diretrizes de sustentabilidade estão arraigadas as culturas das empresas, o que demonstra um compromisso social das companhias em consonância com as exigências do mercado e mudanças comportamentais do consumidor. No entanto, faz-se necessário levar em consideração os contextos sociais, econômicos e culturais aos quais as empresas estão inseridas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57434
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_-_Guilherme_Catunda_da_Silva.__assinado.pdf370,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons