Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57434

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Raimundo Nonato-
dc.contributor.authorSILVA, Guilherme Catunda da-
dc.date.accessioned2024-08-19T19:40:08Z-
dc.date.available2024-08-19T19:40:08Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2024-07-26-
dc.identifier.citationSILVA, Guilherme Catunda da. Análise comparativa dos índices de sustentabilidade em empresas de aluguel de carros: uma análise documental entre empresas brasileiras e norte-americanas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57434-
dc.description.abstractEste estudo investiga a relação entre os princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e a economia compartilhada no setor de locação de carros, comparando o desempenho das empresas brasileiras com as internacionais. Dessa forma, a pesquisa visa compreender como os índices de sustentabilidade se comportam nessas empresas em comparação com o mercado global. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de adequação do mercado às mudanças comportamentais dos consumidores e a escassez de referências específicas para o setor de locação de carros. Portanto, o objetivo geral é comparar os indicadores ESG das empresas de locação de carro no Brasil com as de outros países, enquanto os objetivos específicos incluem avaliar os indicadores de sustentabilidade no Brasil, identificar melhores práticas globais e analisar o impacto dessas práticas na reputação e desempenho financeiro das empresas do setor. Por conseguinte, foi necessário a revisão da literatura sobre sustentabilidade, mercado de locação de carro a nível mundial e Brasil, relatório de relação com investidores das empresas abordadas com o intuito de, através da metodologia de multi-casos, traçar um comparativo entre as empresas observadas no estudo. Concluiu-se, portanto, que as diretrizes de sustentabilidade estão arraigadas as culturas das empresas, o que demonstra um compromisso social das companhias em consonância com as exigências do mercado e mudanças comportamentais do consumidor. No entanto, faz-se necessário levar em consideração os contextos sociais, econômicos e culturais aos quais as empresas estão inseridas.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectLocação de carrospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesempenho empresarialpt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos índices de sustentabilidade em empresas de aluguel de carros: uma análise documental entre empresas brasileiras e norte-americanaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7872010912743566pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the relationship between ESG (Environmental, Social, and Governance) principles and the shared economy in the car rental sector, comparing the performance of Brazilian companies with international ones. Thus, the research aims to understand how sustainability indices behave in these companies compared to the global market. In this sense, it is worth noting the importance of market adaptation to consumer behavioral changes and the scarcity of specific references for the car rental sector. Therefore, the general objective is to compare the ESG indicators of car rental companies in Brazil with those of other countries, while the specific objectives include evaluating sustainability indicators in Brazil, identifying global best practices, and analyzing the impact of these practices on the reputation and financial performance of companies in the sector. Consequently, it was necessary to review the literature on sustainability, the car rental market at a global and Brazil level, and the investor relations reports of the companies addressed in order to, through a multi-case methodology, draw a comparison between the companies observed in the study. It was concluded, therefore, that sustainability guidelines are ingrained in the cultures of companies, demonstrating a social commitment of the companies in line with market demands and consumer behavioral changes. However, it is necessary to take into account the social, economic, and cultural contexts in which companies are inserted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia_-_Guilherme_Catunda_da_Silva.__assinado.pdf370,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons