Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57422

Compartilhe esta página

Título: Relatos de crianças de seis anos ao retornarem à escola após o período de distanciamento físico vivenciado na pandemia da COVID-19
Autor(es): ALMEIDA, Larissa Aniely Leonilo
Palavras-chave: Psicologia; COVID-19, Pandemia de, 2020-; Crianças; Conversas com crianças; Interação social; Infância
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Larissa Aniely Leonilo. Relatos de crianças de seis anos ao retornarem à escola após o período de distanciamento físico vivenciado na pandemia da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo buscou investigar a compreensão de crianças de seis anos sobre a pandemia da COVID-19 a partir de seus relatos, após o período de distanciamento físico. Organizadas em 6 pequenos grupos para constituírem rodas de conversa com a pesquisadora, 32 crianças, ao voltarem a frequentar a escola, foram estimuladas a recordar suas experiências e sentimentos durante o período de distanciamento físico e a conversar sobre o que aprenderam a respeito do Coronavírus, sua disseminação e procedimentos de prevenção naquele período atípico. Os resultados indicam que, fora dos ambientes educacionais formais, elas se envolveram ativamente no contexto da pandemia, realizaram inferências sobre os efeitos do Coronavírus nas pessoas e destacaram os principais métodos de prevenção preconizados pelos órgãos de saúde. Alguns elementos transversais, como a influência do conservadorismo político/religioso na pandemia, também se manifestaram em suas falas. Além disso, as características específicas da região geográfica em que estão inseridas – uma cidade de interior situada no Agreste de Pernambuco –, circunscreveram suas experiências: “Eu brincava com meu primo, que sempre quando eu me acordo ele já fica lá em casa.”, “Mas, eu nunca deixava de ir pra igreja”. Embora o intervalo transcorrido entre o retorno às aulas e a coleta de dados (sete meses) possa ter influenciado as lembranças das crianças quanto às suas vivências do auge do período pandêmico, os seus relatos representam vivências e aprendizagens reelaboradas por elas e contribuem para um conhecimento mais apropriado das crianças e da infância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57422
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Larissa Aniely Leonilo Almeida.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons