Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57422

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho-
dc.contributor.authorALMEIDA, Larissa Aniely Leonilo-
dc.date.accessioned2024-08-19T11:44:16Z-
dc.date.available2024-08-19T11:44:16Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Larissa Aniely Leonilo. Relatos de crianças de seis anos ao retornarem à escola após o período de distanciamento físico vivenciado na pandemia da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57422-
dc.description.abstractO estudo buscou investigar a compreensão de crianças de seis anos sobre a pandemia da COVID-19 a partir de seus relatos, após o período de distanciamento físico. Organizadas em 6 pequenos grupos para constituírem rodas de conversa com a pesquisadora, 32 crianças, ao voltarem a frequentar a escola, foram estimuladas a recordar suas experiências e sentimentos durante o período de distanciamento físico e a conversar sobre o que aprenderam a respeito do Coronavírus, sua disseminação e procedimentos de prevenção naquele período atípico. Os resultados indicam que, fora dos ambientes educacionais formais, elas se envolveram ativamente no contexto da pandemia, realizaram inferências sobre os efeitos do Coronavírus nas pessoas e destacaram os principais métodos de prevenção preconizados pelos órgãos de saúde. Alguns elementos transversais, como a influência do conservadorismo político/religioso na pandemia, também se manifestaram em suas falas. Além disso, as características específicas da região geográfica em que estão inseridas – uma cidade de interior situada no Agreste de Pernambuco –, circunscreveram suas experiências: “Eu brincava com meu primo, que sempre quando eu me acordo ele já fica lá em casa.”, “Mas, eu nunca deixava de ir pra igreja”. Embora o intervalo transcorrido entre o retorno às aulas e a coleta de dados (sete meses) possa ter influenciado as lembranças das crianças quanto às suas vivências do auge do período pandêmico, os seus relatos representam vivências e aprendizagens reelaboradas por elas e contribuem para um conhecimento mais apropriado das crianças e da infância.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectConversas com criançaspt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleRelatos de crianças de seis anos ao retornarem à escola após o período de distanciamento físico vivenciado na pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9182954113041336pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8994019269268058pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research addressed the creative power of children, whether to assimilate knowledge from their sociocultural environment, develop new knowledge, resolve conflicts, manage their emotions, or understand emerging phenomena. Conceiving them as protagonists of the culture in which they are inserted, the study sought to investigate the understanding of six-year-old children about the COVID-19 pandemic based on their accounts, after the period of physical distancing. Organized into 6 small groups to form conversation circles with the researcher, 32 children, upon returning to school, were encouraged to recall their experiences and feelings during the period of social distancing and to talk about what they learned about the Coronavirus, its spread, and prevention procedures during that atypical period. The results indicate that, outside formal educational environments, they actively engaged in the context of the pandemic, made inferences about the effects of the Coronavirus on people, and highlighted the main prevention methods advocated by health organizations. Some cross-cutting elements, such as the influence of political/religious conservatism on the pandemic, also manifested in their speeches. Additionally, the specific characteristics of the geographical region in which they are located – a small city in the Agreste region of Pernambuco – circumscribed their experiences: "I used to play with my cousin, who always stays at my house when I wake up.", "But I never stopped going to church." Although the interval between returning to school and data collection (about 7 months) may have influenced the children's memories of their experiences during the peak of the pandemic period, their accounts represent experiences and learning experiences reworked by them and contribute to a more appropriate understanding of children and childhoods.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Larissa Aniely Leonilo Almeida.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons