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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57397

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Título: A configuração do gênero profissional : análise da atividade docente com o ensino de gêneros textuais no ensino médio
Autor(es): CAPITÓ, Alana Cerqueira Paranhos
Palavras-chave: Atividade docente; Gênero profissional; Língua Portuguesa; Gêneros textuais; Ensino Médio
Data do documento: 12-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAPITÓ, Alana Cerqueira Paranhos. A configuração do gênero profissional: análise da atividade docente com o ensino de gêneros textuais no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste estudo, buscamos analisar como tem se configurado o gênero profissional na atividade docente com o ensino de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O gênero profissional, as práticas e modos de agir, constitui uma estrutura que proporciona uma base comum de entendimento e ação entre os trabalhadores, ao mesmo tempo que permite a adaptação e a inovação dentro da prática profissional (Clot, 2010). De forma específica: a) Verificar até que ponto as prescrições influenciam na construção do gênero profissional da atividade docente no que concerne ao ensino dos gêneros textuais; b) Caracterizar esse gênero profissional no que concerne à planificação e às ferramentas de ensino; e c) Compreender, a partir das verbalizações docentes, alguns aspectos subjacentes a esse gênero profissional. Os dados tiveram como campo de pesquisa uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, escola de ensino Médio Integral, situada no Agreste Meridional, do município de Correntes. Nesta pesquisa seguimos a perspectiva da análise qualitativa, em virtude de capturar “a ‘perspectiva dos participantes’, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas” (Lüdke; André, 2012). O estudo desenvolvido contou com os seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: Realização de duas entrevistas semiestruturada, observação dos planos de aula, observação e registro em áudio e vídeo das sequências de ensino com um gênero textual e realização de sessões de Autoconfrontação Simples. O corpus é composto pela observação de duas sequências de ensino ministradas por duas professoras de Língua Portuguesa e os textos das sessões de Autoconfrontação Simples (Clot, 2007), oriundos das verbalizações docentes acerca das aulas observadas neste estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que as prescrições curriculares influenciam significativamente na construção do gênero profissional da atividade docente no ensino de gêneros textuais. A interpretação dos dados revela que, embora essas diretrizes orientem o planejamento e as práticas pedagógicas, elas também podem limitar a autonomia das professoras. A professora D1, por exemplo, busca cumprir essas diretrizes enquanto adapta suas estratégias para enriquecer o aprendizado, evidenciando a importância da formação continuada e da reflexão crítica. A professora D2, por sua vez, implementa as diretrizes de forma a tornar o ensino mais contextualizado e relevante. Ambas as professoras utilizam ferramentas semelhantes, como datashow, lousa, e atividades impressas, para estruturar suas sequências de ensino e ter acesso ao conhecimento prévio dos alunos, finalizando com a delimitação da produção final do gênero. As ressignificações atribuídas às necessidades de ensino, aprendizagem e organização do trabalho com gêneros textuais mostram como as docentes ajustam suas práticas para melhor atender aos objetivos pedagógicos e demandas curriculares, conectando o aprendizado escolar com contextos reais de uso da língua. Em suma, a configuração do gênero profissional na atividade dos professores do ensino médio, no que concerne ao ensino de gêneros textuais, é um processo dinâmico, adaptativo e reflexivo, moldado pelas exigências das prescrições curriculares e as especificidades emergentes das práticas pedagógicas.
Descrição: SILVA, Rosiane Maria Soares da, também é conhecida em citações bibliográficas por: XYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57397
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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