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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57397

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rosiane Maria Soares da-
dc.contributor.authorCAPITÓ, Alana Cerqueira Paranhos-
dc.date.accessioned2024-08-16T11:34:45Z-
dc.date.available2024-08-16T11:34:45Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationCAPITÓ, Alana Cerqueira Paranhos. A configuração do gênero profissional: análise da atividade docente com o ensino de gêneros textuais no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57397-
dc.descriptionSILVA, Rosiane Maria Soares da, também é conhecida em citações bibliográficas por: XYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos analisar como tem se configurado o gênero profissional na atividade docente com o ensino de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O gênero profissional, as práticas e modos de agir, constitui uma estrutura que proporciona uma base comum de entendimento e ação entre os trabalhadores, ao mesmo tempo que permite a adaptação e a inovação dentro da prática profissional (Clot, 2010). De forma específica: a) Verificar até que ponto as prescrições influenciam na construção do gênero profissional da atividade docente no que concerne ao ensino dos gêneros textuais; b) Caracterizar esse gênero profissional no que concerne à planificação e às ferramentas de ensino; e c) Compreender, a partir das verbalizações docentes, alguns aspectos subjacentes a esse gênero profissional. Os dados tiveram como campo de pesquisa uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, escola de ensino Médio Integral, situada no Agreste Meridional, do município de Correntes. Nesta pesquisa seguimos a perspectiva da análise qualitativa, em virtude de capturar “a ‘perspectiva dos participantes’, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas” (Lüdke; André, 2012). O estudo desenvolvido contou com os seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: Realização de duas entrevistas semiestruturada, observação dos planos de aula, observação e registro em áudio e vídeo das sequências de ensino com um gênero textual e realização de sessões de Autoconfrontação Simples. O corpus é composto pela observação de duas sequências de ensino ministradas por duas professoras de Língua Portuguesa e os textos das sessões de Autoconfrontação Simples (Clot, 2007), oriundos das verbalizações docentes acerca das aulas observadas neste estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que as prescrições curriculares influenciam significativamente na construção do gênero profissional da atividade docente no ensino de gêneros textuais. A interpretação dos dados revela que, embora essas diretrizes orientem o planejamento e as práticas pedagógicas, elas também podem limitar a autonomia das professoras. A professora D1, por exemplo, busca cumprir essas diretrizes enquanto adapta suas estratégias para enriquecer o aprendizado, evidenciando a importância da formação continuada e da reflexão crítica. A professora D2, por sua vez, implementa as diretrizes de forma a tornar o ensino mais contextualizado e relevante. Ambas as professoras utilizam ferramentas semelhantes, como datashow, lousa, e atividades impressas, para estruturar suas sequências de ensino e ter acesso ao conhecimento prévio dos alunos, finalizando com a delimitação da produção final do gênero. As ressignificações atribuídas às necessidades de ensino, aprendizagem e organização do trabalho com gêneros textuais mostram como as docentes ajustam suas práticas para melhor atender aos objetivos pedagógicos e demandas curriculares, conectando o aprendizado escolar com contextos reais de uso da língua. Em suma, a configuração do gênero profissional na atividade dos professores do ensino médio, no que concerne ao ensino de gêneros textuais, é um processo dinâmico, adaptativo e reflexivo, moldado pelas exigências das prescrições curriculares e as especificidades emergentes das práticas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectGênero profissionalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA configuração do gênero profissional : análise da atividade docente com o ensino de gêneros textuais no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7748801313226246pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we seek to analyze how the professional genre is configured in teaching activities with the teaching of textual genres in Portuguese language classes in high school. The professional genre, as practices and ways of acting, constitutes a structure that provides a common basis for understanding and action among workers, while allowing adaptation and innovation within professional practice (Clot, 2010). Specifically: a) Verify to what extent prescriptions influence the construction of the professional genre of teaching activities with regard to the teaching of textual genres; b) Characterize this professional genre with regard to planning and teaching tools; and c) Understand, based on teachers' verbalizations, some aspects underlying this professional genre. The data were obtained as a research field from a school in the Pernambuco State Network, a full-time high school, located in the Southern Agreste region, in the municipality of Correntes. In this research, we followed the perspective of qualitative analysis, in order to capture “the ‘participants’ perspective’, that is, the way informants view the issues that are being focused on” (Lüdke; André, 2012). The study was developed using the following instruments and methodological procedures: conducting two semi-structured interviews, observing lesson plans, observing and recording in audio and video the teaching sequences with a textual genre, and conducting Simple Self-Confrontation sessions. The corpus is composed of the observation of two teaching sequences taught by two Portuguese Language teachers and the texts of the Simple Self-Confrontation sessions (Clot, 2007), originating from the teachers’ verbalizations about the classes observed in this study. The results of the research demonstrate that curricular prescriptions significantly influence the construction of the professional genre of the teaching activity in the teaching of textual genres. The interpretation of the data reveals that, although these guidelines guide planning and pedagogical practices, they can also limit teachers’ autonomy. Teacher D1, for example, seeks to comply with these guidelines by adapting her strategies to enrich learning, highlighting the importance of ongoing training and critical reflection. Teacher D2, in turn, implements the guidelines in order to make teaching more contextualized and relevant. Both teachers use similar tools, such as projectors, whiteboards, and printed activities, to structure their teaching sequences and access students’ prior knowledge, ending with the delimitation of the final production of the genre. The resignifications attributed to the needs of teaching, learning, and organization of work with textual genres show how teachers adjust their practices to better meet pedagogical objectives and curricular demands, connecting school learning with real contexts of language use. In short, the configuration of the professional genre in the activity of secondary school teachers, with regard to the teaching of textual genres, is a dynamic, adaptive and reflective process, shaped by the demands of curricular prescriptions and the emerging specificities of pedagogical practices.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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