Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57375

Compartilhe esta página

Título: O Anarriê e Anavantu das quadrilhas juninas : desafios e possibilidades para o ensino na educação física escolar
Autor(es): SILVA, Leonardo Soares da
Palavras-chave: Quadrilhas Juninas; Educação Física Escolar; Danças Populares
Data do documento: 23-Set-2023
Citação: SILVA, Leonardo Soares da. O Anarriê e Anavantu das quadrilhas juninas : desafios e possibilidades para o ensino na educação física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho se configura como relato de experiência das práticas vivenciadas no programa residência pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, durante as regências nas aulas de Educação Física, na escola estadual Presidente Humberto Castello Branco, localizada no bairro de Tejipió, região metropolitana do Recife. O trabalho surge da intencionalidade de sistematizar e ressignificar o conteúdo da Dança, sobretudo a quadrilha junina nas aulas de Educação Física. As práticas foram vivenciadas com quatro turmas do ensino médio durante a segunda unidade do ano letivo de 2019, na busca de identificar possibilidades para superar problemas enfrentados pelos profissionais de educação física no que se diz respeito às práxis pedagógicas e que atendam especificidades do conteúdo abordado sem perder o foco das atribuições da cultura do movimento enquanto prática corporal, propiciando contribuições qualitativas à formação integral dos escolares. A pesquisa busca compreender a importância cultural dessas manifestações, Sua importância no desenvolvimento interpessoal e afetivo dos estudantes, bem como os desafios enfrentados pelos professores ao sistematizar o currículo escolar. Definimos expor as estratégias para ressignificar o ensino das Danças Populares na escola buscando possibilidades de práticas dançantes na Educação Física escolar. Dentro dessa perspectiva, evidenciam-se relevâncias em expor as análises críticas sobre a realidade atual da Educação Física nas escolas da rede pública, apontando as possibilidades para práticas educativas mais avançadas sobre o direito/acesso à cultura e a relevância de ações educativas transformadoras enquanto parte do processo de educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57375
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO SOARES DA SILVA (4).pdf834,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons