Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57375

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza de-
dc.contributor.authorSILVA, Leonardo Soares da-
dc.date.accessioned2024-08-15T13:11:46Z-
dc.date.available2024-08-15T13:11:46Z-
dc.date.issued2023-09-23-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Soares da. O Anarriê e Anavantu das quadrilhas juninas : desafios e possibilidades para o ensino na educação física escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57375-
dc.description.abstractO presente trabalho se configura como relato de experiência das práticas vivenciadas no programa residência pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, durante as regências nas aulas de Educação Física, na escola estadual Presidente Humberto Castello Branco, localizada no bairro de Tejipió, região metropolitana do Recife. O trabalho surge da intencionalidade de sistematizar e ressignificar o conteúdo da Dança, sobretudo a quadrilha junina nas aulas de Educação Física. As práticas foram vivenciadas com quatro turmas do ensino médio durante a segunda unidade do ano letivo de 2019, na busca de identificar possibilidades para superar problemas enfrentados pelos profissionais de educação física no que se diz respeito às práxis pedagógicas e que atendam especificidades do conteúdo abordado sem perder o foco das atribuições da cultura do movimento enquanto prática corporal, propiciando contribuições qualitativas à formação integral dos escolares. A pesquisa busca compreender a importância cultural dessas manifestações, Sua importância no desenvolvimento interpessoal e afetivo dos estudantes, bem como os desafios enfrentados pelos professores ao sistematizar o currículo escolar. Definimos expor as estratégias para ressignificar o ensino das Danças Populares na escola buscando possibilidades de práticas dançantes na Educação Física escolar. Dentro dessa perspectiva, evidenciam-se relevâncias em expor as análises críticas sobre a realidade atual da Educação Física nas escolas da rede pública, apontando as possibilidades para práticas educativas mais avançadas sobre o direito/acesso à cultura e a relevância de ações educativas transformadoras enquanto parte do processo de educação.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuadrilhas Juninaspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectDanças Popularespt_BR
dc.titleO Anarriê e Anavantu das quadrilhas juninas : desafios e possibilidades para o ensino na educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFRANÇA, Sandra Cristhianne-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4747982727270435pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is configured as an experience report of the practices carried out in the pedagogical residency program at the Federal University of Pernambuco, during the teaching experiences in Physical Education classes at President Humberto Castelo Branco State School, located in the Tejipió neighborhood, metropolitan region of Recife. The work arises from the intention to systematize and reframe the content of Dance, especially the June square dance, in Physical Education classes. The practices were conducted with four high school classes during the second unit of the 2019 academic year, aiming to identify possibilities for overcoming challenges faced by physical education professionals regarding pedagogical practices that address the specificities of the content without losing sight of the responsibilities of movement culture as a bodily practice, providing qualitative contributions to the comprehensive education of students. The research seeks to understand the cultural importance of these expressions, their significance in the interpersonal and emotional development of students, as well as the challenges faced by teachers when structuring the school curriculum. We define the exposition of strategies to reframe the teaching of Popular Dances in schools, seeking possibilities for dance practices in school Physical Education. From this perspective, it is relevant to highlight critical analyses of the current state of Physical Education in public schools, pointing out possibilities for more advanced educational practices related to the right to access culture and the importance of transformative educational actions as part of the educational process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO SOARES DA SILVA (4).pdf834,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons