Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57348

Share on

Title: Fisioterapia na atenção primária : abordagens de educação em saúde para prevenção e melhoria da qualidade de vida em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2
Authors: NASCIMENTO, Fabíola Emanuela do
Keywords: Fisioterapia; Educação; Sistema Único de Saúde; Diabetes; Atenção Primária
Issue Date: 2-Aug-2024
Citation: NASCIMENTO, Fabíola Emanuela do. Fisioterapia na atenção primária: abordagens de educação em saúde para prevenção e melhoria da qualidade de vida em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O Diabetes Mellitus é uma condição crônica que causa aumento dos níveis de glicose no sangue devido a problemas na insulina. No Brasil, com mais de 16,8 milhões de pessoas afetadas, o impacto econômico no Sistema Único de Saúde é significativo, representando 30% dos custos relacionados ao tratamento. A atuação do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde, especialmente no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, é essencial para o cuidado integral, principalmente por meio da educação em saúde. Objetivo: Analisar os efeitos de abordagens em educação em saúde para fornecer esclarecimento sobre a patologia, instrumentos de prevenção e como lidar com suas repercussões nas atividades de vida diária. Métodos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois com 12 participantes com DM2, maiores de 18 anos e diagnosticados há mais de 5 anos. Incluiu avaliações iniciais, intervenção e reavaliação através dos questionários ATT-19 e o QCD-20. A intervenção consistiu em palestras semanais durante 5 semanas e abordou temas sobre o que é a Diabetes Mellitus; uso adequado dos medicamentos; importância da alimentação adequada; benefícios do exercício físico; formas de prevenção das complicações; e direito à saúde. Dados foram analisados com o SPSS. Resultados: A intervenção resultou em melhorias estatisticamente significativas. O escore médio do ATT-19 aumentou de 66,08 para 73,42 (p<0,05) e o escore médio do QCD-20 subiu de 15,58 para 17,67 (p<0,05). Conclusão: A educação em saúde gerou mudanças estatisticamente significativas nas atitudes e conhecimentos dos pacientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57348
Appears in Collections:(TCC) - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Fabíola Emanuela do Nascimento.pdf322,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons