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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57348

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maria do Amparo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Fabíola Emanuela do-
dc.date.accessioned2024-08-14T13:46:57Z-
dc.date.available2024-08-14T13:46:57Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.date.submitted2024-08-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fabíola Emanuela do. Fisioterapia na atenção primária: abordagens de educação em saúde para prevenção e melhoria da qualidade de vida em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57348-
dc.description.abstractIntrodução: O Diabetes Mellitus é uma condição crônica que causa aumento dos níveis de glicose no sangue devido a problemas na insulina. No Brasil, com mais de 16,8 milhões de pessoas afetadas, o impacto econômico no Sistema Único de Saúde é significativo, representando 30% dos custos relacionados ao tratamento. A atuação do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde, especialmente no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, é essencial para o cuidado integral, principalmente por meio da educação em saúde. Objetivo: Analisar os efeitos de abordagens em educação em saúde para fornecer esclarecimento sobre a patologia, instrumentos de prevenção e como lidar com suas repercussões nas atividades de vida diária. Métodos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois com 12 participantes com DM2, maiores de 18 anos e diagnosticados há mais de 5 anos. Incluiu avaliações iniciais, intervenção e reavaliação através dos questionários ATT-19 e o QCD-20. A intervenção consistiu em palestras semanais durante 5 semanas e abordou temas sobre o que é a Diabetes Mellitus; uso adequado dos medicamentos; importância da alimentação adequada; benefícios do exercício físico; formas de prevenção das complicações; e direito à saúde. Dados foram analisados com o SPSS. Resultados: A intervenção resultou em melhorias estatisticamente significativas. O escore médio do ATT-19 aumentou de 66,08 para 73,42 (p<0,05) e o escore médio do QCD-20 subiu de 15,58 para 17,67 (p<0,05). Conclusão: A educação em saúde gerou mudanças estatisticamente significativas nas atitudes e conhecimentos dos pacientes.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectDiabetespt_BR
dc.subjectAtenção Primáriapt_BR
dc.titleFisioterapia na atenção primária : abordagens de educação em saúde para prevenção e melhoria da qualidade de vida em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Érika Michelle Correia de Macedo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4228660296176999pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0710370727434571pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Diabetes Mellitus is a chronic condition that causes increased blood glucose levels due to insulin problems. In Brazil, with more than 16.8 million people affected, the economic impact on the Unified Health System is significant, representing 30% of the costs related to treatment. The role of the physiotherapist in Primary Health Care, especially in the Family Health Support Center, is essential for comprehensive care, mainly through health education. Objective: To analyze the effects of health education approaches to provide information about the pathology, prevention tools and how to deal with its repercussions on activities of daily living. Methods: Quasi-experimental before-and-after study with 12 participants with DM2, over 18 years of age and diagnosed more than 5 years ago. It included initial assessments, intervention and reassessment through the ATT-19 and QCD-20 questionnaires. The intervention consisted of weekly lectures for 5 weeks and addressed topics such as what Diabetes Mellitus is; appropriate use of medications; importance of adequate nutrition; benefits of physical exercise; ways to prevent complications; and right to health. Data were analyzed using SPSS. Results: The intervention resulted in statistically significant improvements. The mean ATT-19 score increased from 66.08 to 73.42 (p<0.05) and the mean QCD-20 score increased from 15.58 to 17.67 (p<0.05). Conclusion: Health education generated statistically significant changes in patients' attitudes and knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4812995406110130pt_BR
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