Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57251

Comparte esta pagina

Título : Conhecimento sobre o diabetes mellitus e letramento em saúde: repercussões para o autocuidado de pessoas com o tipo 2
Autor : BARBOSA, Jéssica Maiara Pereira
Palabras clave : Diabetes mellitus tipo 2; Letramento em saúde; Autocuidado
Fecha de publicación : 11-mar-2024
Citación : BARBOSA, Jéssica Maiara Pereira. Conhecimento sobre o diabetes mellitus e letramento em saúde: repercussões para o autocuidado de pessoas com o tipo 2. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) caracteriza-se por hiperglicemia e requer cuidados contínuos para um manejo adequado. A prática do autocuidado é crucial para o alcance do controle glicêmico, sendo o conhecimento sobre o DM associado ao letramento em saúde (LS) fundamentais para a aquisição das habilidades para o autocuidado. O objetivo deste estudo foi identificar as repercussões do conhecimento sobre o DM e do letramento em saúde no autocuidado de adultos com DM2. Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, quantitativo, realizado com 80 pessoas com DM2. Foram utilizados quatros instrumentos para a coleta de dados, sendo eles: questionário sociodemográfico e clínico-terapêutico, Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes, Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes. Observou-se nos resultados que: 78,75% dos participantes apresentavam níveis inadequados de conhecimento sobre o DM e 61,25% apresentavam LS insatisfatórios. Identificou-se correlação estatística significativa, pelo teste Qui Quadrado, teste da razão de verossimilhança e V de Cramer entre nível de conhecimento e LS (p=0,013) e também entre nível de conhecimento, LS e autocuidado com os pés. Conclui-se que dentre todas as dimensões de autocuidado avaliadas, a de “cuidado com os pés” é a que apresenta maior influência dos baixos níveis de conhecimento sobre o DM e de LS. Assim, salienta-se a necessidade de implementação de estratégias educativas que propiciem um ambiente onde os níveis de conhecimento sobre o DM, LM e adesão às práticas de autocuidado, principalmente com os pés, sejam alcançados satisfatoriamente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57251
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - PRONTO - ATTENA.pdf971,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons