Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57251
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Jéssica Maiara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T15:41:24Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T15:41:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-07 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Jéssica Maiara Pereira. Conhecimento sobre o diabetes mellitus e letramento em saúde: repercussões para o autocuidado de pessoas com o tipo 2. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57251 | - |
dc.description.abstract | O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) caracteriza-se por hiperglicemia e requer cuidados contínuos para um manejo adequado. A prática do autocuidado é crucial para o alcance do controle glicêmico, sendo o conhecimento sobre o DM associado ao letramento em saúde (LS) fundamentais para a aquisição das habilidades para o autocuidado. O objetivo deste estudo foi identificar as repercussões do conhecimento sobre o DM e do letramento em saúde no autocuidado de adultos com DM2. Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, quantitativo, realizado com 80 pessoas com DM2. Foram utilizados quatros instrumentos para a coleta de dados, sendo eles: questionário sociodemográfico e clínico-terapêutico, Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes, Eight-Item Health Literacy Assessment Tool e Questionário de Atividades de Autocuidado com Diabetes. Observou-se nos resultados que: 78,75% dos participantes apresentavam níveis inadequados de conhecimento sobre o DM e 61,25% apresentavam LS insatisfatórios. Identificou-se correlação estatística significativa, pelo teste Qui Quadrado, teste da razão de verossimilhança e V de Cramer entre nível de conhecimento e LS (p=0,013) e também entre nível de conhecimento, LS e autocuidado com os pés. Conclui-se que dentre todas as dimensões de autocuidado avaliadas, a de “cuidado com os pés” é a que apresenta maior influência dos baixos níveis de conhecimento sobre o DM e de LS. Assim, salienta-se a necessidade de implementação de estratégias educativas que propiciem um ambiente onde os níveis de conhecimento sobre o DM, LM e adesão às práticas de autocuidado, principalmente com os pés, sejam alcançados satisfatoriamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diabetes mellitus tipo 2 | pt_BR |
dc.subject | Letramento em saúde | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.title | Conhecimento sobre o diabetes mellitus e letramento em saúde: repercussões para o autocuidado de pessoas com o tipo 2 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5818540986642819 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4493964508914440 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Type 2 Diabetes Mellitus (DM2) is characterized by hyperglycemia and requires continuous care for adequate management. The practice of self-care is crucial to achieving glycemic control, with knowledge about DM associated with health literacy (HL) being fundamental for acquiring self-care skills. The objective of this study was to identify the repercussions of knowledge about DM and health literacy on the self-care of adults with DM2. This was a descriptive-exploratory, quantitative study, carried out with 80 people with DM2. Four instruments were used to collect data, namely: sociodemographic and clinical-therapeutic questionnaire, Spoken Knowledge in Low Literacy Patients with Diabetes, Eight-Item Health Literacy Assessment Tool and Diabetes Self-Care Activities Questionnaire. It was observed in the results that: 78.75% of participants had inadequate levels of knowledge about DM and 61.25% had unsatisfactory HL. A significant statistical correlation was identified using the Chi Square test, likelihood ratio test and Cramer's V between level of knowledge and LS (p=0.013) and also between level of knowledge, LS and foot self-care. It is concluded that among all the dimensions of self-care evaluated, “foot care” is the one that has the greatest influence of low levels of knowledge about DM and LS. Therefore, the need to implement educational strategies that provide an environment where levels of knowledge about DM, SCI and adherence to self-care practices, especially with the feet, are satisfactorily achieved is highlighted. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0854-5884 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PRONTO - ATTENA.pdf | 971,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons