Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242

Comparte esta pagina

Título : Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica : uma proposta de intervenção
Autor : SANTOS, Wagner Silva
Palabras clave : Filosofia; Filosofia - Estudo e ensino; Pedagogia histórico-crítica; Educação; Ensino médio
Fecha de publicación : 16-jul-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Wagner Silva. Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica: uma proposta de intervenção. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana, utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia, Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009) e Nascimento (2019).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wagner Silva Santos.pdf881,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons