Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica : uma proposta de intervenção |
Autor(es): | SANTOS, Wagner Silva |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia - Estudo e ensino; Pedagogia histórico-crítica; Educação; Ensino médio |
Data do documento: | 16-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Wagner Silva. Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica: uma proposta de intervenção. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana, utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia, Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009) e Nascimento (2019). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wagner Silva Santos.pdf | 881,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons