Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242

Compartilhe esta página

Título: Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica : uma proposta de intervenção
Autor(es): SANTOS, Wagner Silva
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia - Estudo e ensino; Pedagogia histórico-crítica; Educação; Ensino médio
Data do documento: 16-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Wagner Silva. Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica: uma proposta de intervenção. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana, utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia, Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009) e Nascimento (2019).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wagner Silva Santos.pdf881,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons