Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Wagner Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T13:35:18Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T13:35:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Wagner Silva. Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica: uma proposta de intervenção. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57242 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana, utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia, Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009) e Nascimento (2019). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Ensino de Filosofia e Pedagogia histórico-crítica : uma proposta de intervenção | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7165709862278644 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3836302511670207 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to reflect on the teaching of philosophy, having the historical- critical pedagogy as a theoretical approach. It is understood that the historical- dialectical materialism is at the base of this approach, which aims to enable the full development of individual potentialities in all human beings. This objective is achieved by providing the new generations with the best and most developed, in terms of knowledge, of what has been produced by humanity. Thus, it understands education as the art of transforming the knowledge produced by science into contents assimilable by students in school space/time. The influence of pedagogical theories in the Brazilian reality is analyzed, considering as structural conditions of the current education system, to further contextualize the methodological approaches used in the teaching of philosophy in basic education. A methodological proposal is elaborated for the first year of high school in a public school in Alagoas, using the moments of the method in question. As a methodology, an incursion is made in the texts of Dermeval Saviani, mainly School and Democracy, Historical-Critical Pedagogy: First Approaches and Historical-Critical Pedagogy, fortieth year: New Approaches, and its commentators: Duarte (2016); and Galvão, Lavoura and Martins (2019). For the teaching of philosophy, Rodrigo (2009) and Nascimento (2019) are used. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wagner Silva Santos.pdf | 881,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons