Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57228
Compartilhe esta página
Título: | As dificuldades na aprendizagem de Física no 2º ano do ensino médio de uma escola em Cumaru-PE. |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Renan Gomes de |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Física no ensino médio; Dificuldade de aprendizagem |
Data do documento: | 15-Mar-2024 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Renan Gomes de. As dificuldades na aprendizagem de Física no 2º ano do ensino médio de uma escola em Cumaru-PE. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de física dos alunos no 2º ano do ensino médio, através de um questionário e, onde se percebeu que os alunos têm várias dificuldades na disciplina de Física. Isso se deve a uma junção de problemas como, por exemplo, atuação dos professores, as dificuldades de interpretar um problema físico que envolva a teoria e os cálculos matemáticos. Mas, esses problemas envolvem também a estrutura escolar, pois a escola muitas vezes não fornece uma estrutura de qualidade para os professores desenvolverem suas aulas e com isso motivar os alunos para que eles tenham uma aprendizagem de qualidade. Outro ponto importante que precisa ser destacado é que a atuação dos professores pode contribuir negativamente no ensino e na aprendizagem dos alunos, visto que os professores muitas vezes não são da área de física e sim de outras áreas, fazendo com o que as aulas sejam menos atrativas e com isso os alunos perdem o interesse na matéria e o ensino e a aprendizagem se tornam falhos. É importante que as aulas sejam mais elaboradas e planejadas, acontecendo de uma maneira que chame a atenção dos alunos, e isso pode ser feito através da utilização de recursos visuais e experimentais, ou também a partir de novos modelos metodológicos que consideram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo, e a partir deles a aprendizagem é desenvolvida, mediante ao trabalho do professor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57228 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENAN TCC 2024.pdf | 355 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons