Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57228
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Renan Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T15:05:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T15:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-29 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Renan Gomes de. As dificuldades na aprendizagem de Física no 2º ano do ensino médio de uma escola em Cumaru-PE. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57228 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades na aprendizagem de física dos alunos no 2º ano do ensino médio, através de um questionário e, onde se percebeu que os alunos têm várias dificuldades na disciplina de Física. Isso se deve a uma junção de problemas como, por exemplo, atuação dos professores, as dificuldades de interpretar um problema físico que envolva a teoria e os cálculos matemáticos. Mas, esses problemas envolvem também a estrutura escolar, pois a escola muitas vezes não fornece uma estrutura de qualidade para os professores desenvolverem suas aulas e com isso motivar os alunos para que eles tenham uma aprendizagem de qualidade. Outro ponto importante que precisa ser destacado é que a atuação dos professores pode contribuir negativamente no ensino e na aprendizagem dos alunos, visto que os professores muitas vezes não são da área de física e sim de outras áreas, fazendo com o que as aulas sejam menos atrativas e com isso os alunos perdem o interesse na matéria e o ensino e a aprendizagem se tornam falhos. É importante que as aulas sejam mais elaboradas e planejadas, acontecendo de uma maneira que chame a atenção dos alunos, e isso pode ser feito através da utilização de recursos visuais e experimentais, ou também a partir de novos modelos metodológicos que consideram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo, e a partir deles a aprendizagem é desenvolvida, mediante ao trabalho do professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física no ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As dificuldades na aprendizagem de Física no 2º ano do ensino médio de uma escola em Cumaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to identify the difficulties in learning physics among students in the 2nd year of high school, through a questionnaire applied and, where it was noticed that students have several difficulties in the Physics subject. This is due to a combination of problems such as, for example, the actions of teachers, the difficulties of interpreting a physical problem that involves theory and mathematical calculations. However, these problems also involve the school structure, as the school often does not provide a quality structure for teachers to develop their classes and thus motivate students so that they have quality learning. Another important point that needs to be highlighted is that the performance of teachers can contribute negatively to the teaching and learning of students, since teachers are often not from the physics area but from other areas, making classes less effective. attractive and as a result students lose interest in the subject and teaching and learning become flawed. It is important that classes are more elaborate and planned, taking place in a way that attracts students' attention, and this can be done through the use of visual and experimental resources, or also through new methodological models that consider students' prior knowledge. students about the content, and learning is developed from them, through the work of the teacher. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENAN TCC 2024.pdf | 355 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons