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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57202

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Title: A relação entre a consciência ecológica, efetividade percebida e sacrifício na intenção de compra de moda sustentável pelo consumidor : um estudo no APL de confecções de Pernambuco
Authors: LIMA, Azenaty Alian Leite de Souza
Keywords: Moda; Sustentabilidade; Consciência ecológica; Comportamento do consumidor
Issue Date: 1-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LIMA, Azenaty Alian Leite de Souza. A relação entre a consciência ecológica, efetividade percebida e sacrifício na intenção de compra de moda sustentável pelo consumidor: um estudo no APL de confecções de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este estudo buscou investigar a influência da consciência ecológica, da efetividade percebida do consumidor e da disposição ao sacrifício sobre a intenção de consumo de moda sustentável dos consumidores do APL de confecções de Pernambuco. Para alcançar a diretriz do estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra foi de 362 respondentes e a análise dos dados se deu por meio de Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de compra de moda sustentável, no APL de confecções do Agreste, é influenciada pela consciência ecológica, pela efetividade percebida do consumidor e pela disposição ao sacrifício. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência do construto disposição ao sacrifício como preditor da intenção de compra de moda sustentável, evidenciando que os consumidores estão dispostos a sacrificar algo em prol do meio ambiente por meio do consumo de produtos de moda sustentável. Este estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito aprimorando ainda mais o papel do conhecimento no contexto, ao analisar os construtos e sua relação com o consumo de moda sustentável, demonstrando a importância destes como preditores, bem como as inter-relações com os construtos. Além de preencher uma lacuna teórica sobre o gap consciência ecológica-intenção de compra e uma lacuna geográfica com uma pesquisa realizada em um país emergente. Em relação às contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para a tomada de decisões acerca da delimitação de segmento de mercado, do tipo de produto a ser ofertado e na elaboração das estratégias de comunicação, de forma que sejam mais assertivas para esse potencial público-alvo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57202
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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