Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorLIMA, Azenaty Alian Leite de Souza-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:08:43Z-
dc.date.available2024-08-05T15:08:43Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationLIMA, Azenaty Alian Leite de Souza. A relação entre a consciência ecológica, efetividade percebida e sacrifício na intenção de compra de moda sustentável pelo consumidor: um estudo no APL de confecções de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57202-
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar a influência da consciência ecológica, da efetividade percebida do consumidor e da disposição ao sacrifício sobre a intenção de consumo de moda sustentável dos consumidores do APL de confecções de Pernambuco. Para alcançar a diretriz do estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados realizou-se por meio de um survey online, distribuído pela técnica snowball. A amostra foi de 362 respondentes e a análise dos dados se deu por meio de Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos destacam que a intenção de compra de moda sustentável, no APL de confecções do Agreste, é influenciada pela consciência ecológica, pela efetividade percebida do consumidor e pela disposição ao sacrifício. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência do construto disposição ao sacrifício como preditor da intenção de compra de moda sustentável, evidenciando que os consumidores estão dispostos a sacrificar algo em prol do meio ambiente por meio do consumo de produtos de moda sustentável. Este estudo suscita contribuições científicas e práticas. No que se refere às contribuições científicas, constata-se que o estudo se apresenta como inédito aprimorando ainda mais o papel do conhecimento no contexto, ao analisar os construtos e sua relação com o consumo de moda sustentável, demonstrando a importância destes como preditores, bem como as inter-relações com os construtos. Além de preencher uma lacuna teórica sobre o gap consciência ecológica-intenção de compra e uma lacuna geográfica com uma pesquisa realizada em um país emergente. Em relação às contribuições práticas, as empresas poderão utilizar essas informações para a tomada de decisões acerca da delimitação de segmento de mercado, do tipo de produto a ser ofertado e na elaboração das estratégias de comunicação, de forma que sejam mais assertivas para esse potencial público-alvo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA relação entre a consciência ecológica, efetividade percebida e sacrifício na intenção de compra de moda sustentável pelo consumidor : um estudo no APL de confecções de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5608569626030712pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to investigate the influence of ecological concern, the perceived effectiveness of the consumer and the willingness to sacrifice on the intention of consumption of sustainable fashion of the consumers of the APL of confections in Pernambuco. To achieve the study guideline, descriptive quantitative research was carried out, using a non-probabilistic sampling. Data collection was carried out through an online survey, distributed by the snowball technique. The sample consisted of 362 respondents and data analysis took place through Structural Equation Modeling for data analysis. The results obtained highlight that the purchase intention of sustainable fashion, in the APL of confections in Agreste, is influenced by ecological concern, by the perceived effectiveness of the consumer and by the willingness to sacrifice. Additionally, the influence of the willingness to sacrifice construct is highlighted as a predictor of sustainable fashion purchase intention, showing that consumers are willing to sacrifice something for the environment through the consumption of sustainable fashion products. This study raises scientific and practical contributions. About scientific contributions, it appears that the study presents itself as unprecedented, further improving the role of knowledge in the context, by analyzing the constructs and their relationship with sustainable fashion consumption, demonstrating their importance as predictors, as well as the interrelationships with the constructs. In addition to filling a theoretical gap on the ecological concern-purchase intention and a geographical gap with a research carried out in an emerging country. Regarding practical contributions, companies will be able to use this information to make decisions about the delimitation of the market segment, the type of product to be offered and in the elaboration of communication strategies, so that they are more assertive for this potential audience.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Azenaty Alian Leite de Souza Lima.pdf1,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons