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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195

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Título: Sequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energético
Autor(es): SANTOS, Paulo Pedro Torres dos
Palavras-chave: Bioquímica; Sequência didática; Kefir
Data do documento: 25-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Paulo Pedro Torres dos. Sequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energético. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite ocorre em ambientes sem oxigênio, convertendo lactose em energia. Essa rota metabólica, conduzida por microrganismos presentes no Kefir, produz ácido lático e álcool, gerando produtos fermentados como iogurte e outros. A pesquisa aborda a eficácia de uma Sequência Didática (SD) centrada no ensino do metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite, buscando superar desafios enfrentados no ensino tradicional de Biologia para turmas de Ensino Médio. Dessa forma, possui como objetivo geral desenvolver uma Sequência Didática com uma aula experimental para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre o tema: Metabolismo Energético com foco em fermentação. A metodologia envolveu o planejamento e implementação da SD adotando-se o ensino por investigação, ao qual as aulas aconteceram em três encontros ao longo de quatro aulas, seguida por uma análise detalhada dos resultados obtidos que indicam que a proposta possibilitou uma experiência de aprendizado envolvente, promovendo o desenvolvimento de habilidades de investigação, análise crítica e resolução de problemas. Os alunos demonstraram maior interesse e engajamento nas aulas, evidenciando a viabilidade da abordagem proposta. Logo, conclui-se que apesar dos desafios enfrentados, como a baixa adesão dos alunos e a falta de recursos laboratoriais, a SD mostrou-se eficaz em despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos bioquímicos e microbiológicos. Deseja-se que a SD desenvolvida possa inspirar outros educadores e contribuir para uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências biológicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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