Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorSANTOS, Paulo Pedro Torres dos-
dc.date.accessioned2024-08-05T14:33:41Z-
dc.date.available2024-08-05T14:33:41Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Paulo Pedro Torres dos. Sequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energético. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57195-
dc.description.abstractO metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite ocorre em ambientes sem oxigênio, convertendo lactose em energia. Essa rota metabólica, conduzida por microrganismos presentes no Kefir, produz ácido lático e álcool, gerando produtos fermentados como iogurte e outros. A pesquisa aborda a eficácia de uma Sequência Didática (SD) centrada no ensino do metabolismo energético através da fermentação com Kefir de leite, buscando superar desafios enfrentados no ensino tradicional de Biologia para turmas de Ensino Médio. Dessa forma, possui como objetivo geral desenvolver uma Sequência Didática com uma aula experimental para aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio sobre o tema: Metabolismo Energético com foco em fermentação. A metodologia envolveu o planejamento e implementação da SD adotando-se o ensino por investigação, ao qual as aulas aconteceram em três encontros ao longo de quatro aulas, seguida por uma análise detalhada dos resultados obtidos que indicam que a proposta possibilitou uma experiência de aprendizado envolvente, promovendo o desenvolvimento de habilidades de investigação, análise crítica e resolução de problemas. Os alunos demonstraram maior interesse e engajamento nas aulas, evidenciando a viabilidade da abordagem proposta. Logo, conclui-se que apesar dos desafios enfrentados, como a baixa adesão dos alunos e a falta de recursos laboratoriais, a SD mostrou-se eficaz em despertar o interesse dos estudantes e facilitar a compreensão de conceitos bioquímicos e microbiológicos. Deseja-se que a SD desenvolvida possa inspirar outros educadores e contribuir para uma abordagem mais dinâmica e participativa no ensino de ciências biológicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectKefirpt_BR
dc.titleSequência didática com uma aula experimental com uso do kefir para o aprendizado do metabolismo energéticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFALCÃO, Emerson Peter da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0136932575018620pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxEnergy metabolism through fermentation with milk kefir occurs in oxygen-free environments, converting lactose into energy. This metabolic route, driven by microorganisms present in Kefir, produces lactic acid and alcohol, generating fermented products such as yogurt and others. The research addresses the effectiveness of a Didactic Sequence (SD) focused on teaching energy metabolism through fermentation with milk kefir, seeking to overcome challenges faced in traditional Biology teaching for high school classes. Thus, its general objective is to develop a didactic sequence with an experimental class to improve the learning of high school students on the topic: Energy Metabolism with a focus on fermentation. The methodology involved the planning and implementation of SD adopting research-based teaching, in which classes took place in three meetings over four classes, followed by a detailed analysis of the results obtained, which indicate that the proposal enabled an engaging learning experience, promoting the development of investigation, critical analysis and problem-solving skills. Students demonstrated greater interest and engagement in classes, demonstrating the viability of the proposed approach. Therefore, it is concluded that despite the challenges faced, such as low student adherence and the lack of laboratory resources, SD proved to be effective in arousing students' interest and facilitating the understanding of biochemical and microbiological concepts. It is hoped that the SD developed can inspire other educators and contribute to a more dynamic and participatory approach to teaching biological sciences.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483568413344959pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Pedro Torres dos Santos.PDF
  Artículo embargado hasta 2026-08-03
2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons