Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57177

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do efeito sinérgico da β-lapachona em associação com antibióticos convencionais frente a cepas de Acinetobacter baumannii multidroga resistentes
Autor : CAMÊLO, Eduardo Alves
Palabras clave : Naftoquinonas; Efeito sinérgico; Acinetobacter baumannii; Produtor de carbapenemases
Fecha de publicación : 29-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAMÊLO, Eduardo Alves. Avaliação do efeito sinérgico da β-lapachona em associação com antibióticos convencionais frente a cepas de Acinetobacter baumannii multidroga resistentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Translacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Acinetobacter baumannii é um microrganismo oportunista associado a diversas infecções nosocomiais e que possui inúmeras estratégias para resistir à ação dos antibióticos. A cepa ATCC 19606 foi utilizada tanto como cepa de referência quanto modelo para o estudo da emergência e evolução de resistência, patogênese e para a descoberta de novos alvos antibacterianos. Diante deste fato, a pesquisa por novos fármacos, bem como novas abordagens terapêuticas como as associações de antimicrobianos são necessárias. Seguindo essa diretriz, o presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana do lapachol, da β-lapachona e de seis antibióticos (ampicilina/sulbactam, cefepima, ciprofloxacino gentamicina, meropenem e polimixina B) frente a nove cepas de Acinetobacter baumannii LFBM 01, LFBM 02, LFBM 06, LFBM 07, LFBM 09, LFBM 14, LFBM 15, LFBM 19 e LFBM 21 com fenótipo de resistência previamente determinado aos carbapenêmicos. Dentre as naftoquinonas, a β-lapachona foi a mais eficaz e apresentou a CIM mais baixa e teve a CIM mais baixa, cujo valor foi 512 μg/mL. Numa segunda etapa foi avaliado o efeito das associações β-lapachona-antibióticos, realizado pelo método do tabuleiro de xadrez (Checkerboard). Os critérios utilizados para essa avaliação, foram definidos pelos valores do Índice da Concentração Inibitória Fracionada (ICIF). As cepas de Acinetobacter baumannii mostraram-se sensíveis à polimixina B e resistentes a maioria dos antibióticos avaliados. Os valores de ICIF variaram de 0,06 a 0,5, sugerindo uma interação sinérgica frente as cepas de Acinetobacter baumannii produtoras de carbapenemases. Um efeito aditivo foi observado para a associação β-lapachona-cefepima e β-lapachona-meropenem para as cepas LFBM 06 e LFBM 21, respectivamente. De uma forma geral a β-lapachona associada a β- lactâmicos ou fluoroquinolonas ou carbapenêmicos, atua sinergicamente inibindo o crescimento de cepas de Acinetobacter baumannii. Além disso, essas associações mostraram- se capazes de reverter o perfil de resistência. Estudos devem ser realizados, tanto in vivo quanto in vitro, para avaliar a biosseguraça, eficácia, efeitos tóxicos, farmacológicos, principalmente em relação aos efeitos colaterais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57177
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Saúde Translacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eduardo Alves Camêlo.pdf3,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons