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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57144
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Título : | Complexidade e (in)visibilidade na ciência : uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do iLIKA/UFPE |
Autor : | SILVA, Marcela Lino da |
Palabras clave : | teoria da complexidade; ciência aberta; cadernos abertos de laboratório; dados científicos; ciências da saúde |
Fecha de publicación : | 27-oct-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Marcela Lino da. Complexidade e (in)visibilidade na ciência: uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do iLIKA/UFPE. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O desafio de praticar a Ciência Aberta vai ao encontro de uma ciência coletiva, colaborativa, social, compartilhada e interdisciplinar. Esses predicados caracterizam uma ciência contemporânea e implicam a renovação do fazer científico. A fim de entender melhor esse fenômeno de transformação no modo de fazer ciência, as investigações desta pesquisa foram concentradas nas práticas e pensamentos de pesquisadores das Ciências da Saúde em relação ao uso dos cadernos abertos de laboratório, um dos eixos estudados pelo grande tema Ciência Aberta. Para tanto, o objetivo é propor uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do Instituto Keizo Asami (iLIKA), relacionando-a ao Pensamento Complexo de Edgar Morin. Para alcançá-lo, utilizou-se como arcabouço metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), The Grounded Theory, sob a abordagem construtivista de Kathy Charmaz. Diante disso, a pesquisa tem um enfoque qualitativo e se classifica quanto aos meios (procedimentos) como estudo de caso, visto que investigou de maneira exaustiva os fenômenos e as práticas em um contexto específico. Quanto aos fins (objetivos), caracteriza-se como explicativa, uma vez que houve a preocupação de identificar e explicar quais fatores (e por quê) contribuem ou determinam a ocorrência de determinadas práticas e fenômenos. Foram entrevistados 13 pesquisadores e a partir das suas falas, por meio de códigos in vivo, foram identificadas 10 categorias, sendo elas: estabelecendo parcerias, formando recursos humanos, orientando sobre o uso dos cadernos de laboratório, atribuindo importância ao uso dos cadernos de laboratório, preterindo o uso dos cadernos de laboratório, mantendo sigilo, enfrentando barreiras, comunicando ciência, utilizando os dados e abrindo os dados. Essas categorias expressam o fenômeno dentro do contexto estudado, emergindo uma teoria às práticas relacionadas aos cadernos de laboratório, a auto-organização da dicotomia entre a comunicação e o sigilo na ciência. Evidenciam-se, portanto, desafios para uma reforma do pensamento que fuja da disjunção do conhecimento e siga em direção às interações e à totalidade. |
Descripción : | Arquivo trocado em 05/08/2025 conforme solicitação da autora e autorização da PROPG via processo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57144 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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