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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57144
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcela Lino da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:28:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T13:28:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcela Lino da. Complexidade e (in)visibilidade na ciência: uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do iLIKA/UFPE. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57144 | - |
dc.description | Arquivo trocado em 05/08/2025 conforme solicitação da autora e autorização da PROPG via processo. | - |
dc.description.abstract | O desafio de praticar a Ciência Aberta vai ao encontro de uma ciência coletiva, colaborativa, social, compartilhada e interdisciplinar. Esses predicados caracterizam uma ciência contemporânea e implicam a renovação do fazer científico. A fim de entender melhor esse fenômeno de transformação no modo de fazer ciência, as investigações desta pesquisa foram concentradas nas práticas e pensamentos de pesquisadores das Ciências da Saúde em relação ao uso dos cadernos abertos de laboratório, um dos eixos estudados pelo grande tema Ciência Aberta. Para tanto, o objetivo é propor uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do Instituto Keizo Asami (iLIKA), relacionando-a ao Pensamento Complexo de Edgar Morin. Para alcançá-lo, utilizou-se como arcabouço metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), The Grounded Theory, sob a abordagem construtivista de Kathy Charmaz. Diante disso, a pesquisa tem um enfoque qualitativo e se classifica quanto aos meios (procedimentos) como estudo de caso, visto que investigou de maneira exaustiva os fenômenos e as práticas em um contexto específico. Quanto aos fins (objetivos), caracteriza-se como explicativa, uma vez que houve a preocupação de identificar e explicar quais fatores (e por quê) contribuem ou determinam a ocorrência de determinadas práticas e fenômenos. Foram entrevistados 13 pesquisadores e a partir das suas falas, por meio de códigos in vivo, foram identificadas 10 categorias, sendo elas: estabelecendo parcerias, formando recursos humanos, orientando sobre o uso dos cadernos de laboratório, atribuindo importância ao uso dos cadernos de laboratório, preterindo o uso dos cadernos de laboratório, mantendo sigilo, enfrentando barreiras, comunicando ciência, utilizando os dados e abrindo os dados. Essas categorias expressam o fenômeno dentro do contexto estudado, emergindo uma teoria às práticas relacionadas aos cadernos de laboratório, a auto-organização da dicotomia entre a comunicação e o sigilo na ciência. Evidenciam-se, portanto, desafios para uma reforma do pensamento que fuja da disjunção do conhecimento e siga em direção às interações e à totalidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | teoria da complexidade | pt_BR |
dc.subject | ciência aberta | pt_BR |
dc.subject | cadernos abertos de laboratório | pt_BR |
dc.subject | dados científicos | pt_BR |
dc.subject | ciências da saúde | pt_BR |
dc.title | Complexidade e (in)visibilidade na ciência : uma teoria sobre as práticas científicas abertas a partir do uso dos cadernos de laboratório pelos pesquisadores do iLIKA/UFPE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9462531941412502 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2595121603577953 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The challenge of practicing Open Science aligns with a collective, collaborative, social, shared, and interdisciplinary approach to science. These characteristics define contemporary science and imply a renewal of scientific practices. In order to better understand this transformation in the way science is conducted, the investigations in this research were focused on the practices and thoughts of Health Sciences researchers regarding the use of open laboratory notebooks, one of the key aspects studied within the broader theme of Open Science. Therefore, the objective is to propose a theory of open scientific practices based on the use of laboratory notebooks by researchers at the Keizo Asami Institute (iLIKA), relating it to Edgar Morin's Complex Thinking. To achieve this, the methodological framework used was Grounded Theory, under Kathy Charmaz's constructivist approach. Accordingly, the research has a qualitative focus and is classified in terms of methods as a case study, as it exhaustively investigated phenomena and practices in a specific context. In terms of goals, it is explanatory, as it aimed to identify and explain which factors (and why) contribute to or determine certain practices and phenomena. Thirteen researchers were interviewed, and from their statements, using in vivo codes, ten categories were identified: establishing partnerships, training human resources, providing guidance on the use of laboratory notebooks, assigning importance to the use of laboratory notebooks, preferring not to use laboratory notebooks, maintaining secrecy, overcoming barriers, communicating science, using data, and opening data. These categories express the phenomenon within the studied context, giving rise to a theory of practices related to laboratory notebooks, the self-organization of the dichotomy between communication and secrecy in science. Challenges are therefore evident for a shift in thinking that moves away from the disjunction of knowledge and moves towards interactions and totality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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