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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5708
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Title: | PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ESTUDO DO PERFIL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA/ELETROTÉCNICO NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA |
Authors: | Oliveira, Rosangela Medeiros Cavalcanti Félix de |
Keywords: | Reforma Curricular; Engenharia de Produção |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Medeiros Cavalcanti Félix de Oliveira, Rosangela; Dumke de Medeiros, Denise. PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ESTUDO DO PERFIL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA/ELETROTÉCNICO NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. 1999. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999. |
Abstract: | A atual estrutura do ensino de engenharia no Brasil, passa por transformações que visam atender demandas atuais e futuras da sociedade, num contexto de amplo e dinâmico desenvolvimento científico e tecnológico. Busca-se o desenvolvimento de uma formação profissional, que capacite o futuro engenheiro a atuar num cenário globalizado e de constantes mudanças. As novas tendências no ensino de engenharia, tanto a nível internacional como nacional, evidenciam a importância da reformulação curricular, considerando aspectos como sua maior flexibilidade, agilidade para acompanhar a rapidez dos fluxos de informação e conhecimentos tecnológicos, menor carga horária, ênfase na pesquisa e educação continuada dentre outros. Este estudo que aqui se desenvolve, está atento a este contexto e aborda a proposição de uma metodologia para o estudo do perfil do profissional de engenharia elétrica, modalidade eletrotécnica, no setor de energia elétrica a partir das atividades desenvolvidas. As atividades desenvolvidas servem como indicadores de verificação do nível de exigências de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos, sob a ótica do profissional de engenharia elétrica, no próprio ambiente de trabalho. Este estudo buscou ainda, obter informações do universo estudado que proporcionassem contribuições para melhorias acadêmicas e sua educação continuada. O resultado da pesquisa indica, que para o pleno exercício das atividades destes profissionais verificou-se a necessidade de conhecimentos na área organizacional e comportamental, lecionadas de forma mais objetiva e aprofundada conciliando teoria e prática profissional; necessidade de desenvolvimento de habilidades gerenciais para: administrar recursos, ter autonomia/iniciativa, responsabilidade profissional, e capacidade para perceber a necessidade do auto aprendizado e aperfeiçoamento contínuo. Verificou-se ainda a necessidade de atitudes relacionadas a uma postura ética profissional, interação com pessoal, ter iniciativa e estar em sintonia com os objetivos e política estratégica da empresa. Ressalta-se que entre as sugestões levantadas para melhorar o atual sistema de formação, estão os aspectos que dizem respeito a uma formação compatível com as peculiaridades regionais e da globalização |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5708 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
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