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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rosangela Medeiros Cavalcanti Félix dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:41:19Z
dc.date.available2014-06-12T17:41:19Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.citationMedeiros Cavalcanti Félix de Oliveira, Rosangela; Dumke de Medeiros, Denise. PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ESTUDO DO PERFIL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA/ELETROTÉCNICO NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. 1999. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5708
dc.description.abstractA atual estrutura do ensino de engenharia no Brasil, passa por transformações que visam atender demandas atuais e futuras da sociedade, num contexto de amplo e dinâmico desenvolvimento científico e tecnológico. Busca-se o desenvolvimento de uma formação profissional, que capacite o futuro engenheiro a atuar num cenário globalizado e de constantes mudanças. As novas tendências no ensino de engenharia, tanto a nível internacional como nacional, evidenciam a importância da reformulação curricular, considerando aspectos como sua maior flexibilidade, agilidade para acompanhar a rapidez dos fluxos de informação e conhecimentos tecnológicos, menor carga horária, ênfase na pesquisa e educação continuada dentre outros. Este estudo que aqui se desenvolve, está atento a este contexto e aborda a proposição de uma metodologia para o estudo do perfil do profissional de engenharia elétrica, modalidade eletrotécnica, no setor de energia elétrica a partir das atividades desenvolvidas. As atividades desenvolvidas servem como indicadores de verificação do nível de exigências de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos, sob a ótica do profissional de engenharia elétrica, no próprio ambiente de trabalho. Este estudo buscou ainda, obter informações do universo estudado que proporcionassem contribuições para melhorias acadêmicas e sua educação continuada. O resultado da pesquisa indica, que para o pleno exercício das atividades destes profissionais verificou-se a necessidade de conhecimentos na área organizacional e comportamental, lecionadas de forma mais objetiva e aprofundada conciliando teoria e prática profissional; necessidade de desenvolvimento de habilidades gerenciais para: administrar recursos, ter autonomia/iniciativa, responsabilidade profissional, e capacidade para perceber a necessidade do auto aprendizado e aperfeiçoamento contínuo. Verificou-se ainda a necessidade de atitudes relacionadas a uma postura ética profissional, interação com pessoal, ter iniciativa e estar em sintonia com os objetivos e política estratégica da empresa. Ressalta-se que entre as sugestões levantadas para melhorar o atual sistema de formação, estão os aspectos que dizem respeito a uma formação compatível com as peculiaridades regionais e da globalizaçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma Curricularpt_BR
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.titlePROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ESTUDO DO PERFIL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA/ELETROTÉCNICO NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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