Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57038

Compartilhe esta página

Título: Utilização dos sistemas de informações contábeis na rotina tributária: uma entrevista a respeito da percepção do analista pleno do setor fiscal
Autor(es): NASCIMENTO, Karolayne Silva do
Palavras-chave: Contabilidade; Sistemas de informações; Empresas
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: NASCIMENTO, Karolayne Silva do. Utilização dos sistemas de informações contábeis na rotina tributária: uma entrevista a respeito da percepção do analista pleno do setor fiscal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Busca-se no presente estudo discutir sobre a percepção do Analista Pleno a respeito da utilização do sistema de contabilidade fiscal na rotina de trabalho e demanda tributária. O estudo, quanto aos processos técnicos, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual as informações são provenientes de fontes primárias de elaboração própria. Quanto a forma de abordagem do estudo, caracteriza-se como pesquisa de campo do tipo descritiva e explicativa, uma vez que a coleta se baseia em entrevista e na análise e interpretação de fatos a fim de entender concepções diferentes. Com o objetivo de responder o problema do estudo, foi analisada uma empresa do ramo do comércio varejista de produtos farmacêuticos, localizada no estado de Pernambuco, durante o terceiro trimestre de 2023. O foco se concentrou em aplicar os conceitos e investigar a funcionalidade dos sistemas contábeis utilizados no setor fiscal da empresa, com o intuito de solucionar e amenizar situações encontradas. Ao consolidar as informações e achados da pesquisa, conclui-se que a empresa de médio porte utilizada no estudo, na qual recebeu o nome fictício “Med. & CIA”, demonstra que através do sistema contábil implementado na rotina de trabalho, apresenta potencial de desenvolvimento satisfatório, individual e coletivo, uma vez que, os mesmos são parte fundamental no gerenciamento e promoção da segurança tributária. Quanto a sua funcionalidade, gera impactos tanto positivos quanto negativos, visto que os setores não dispunham de assistência contínua e produzem, por vezes, um retrabalho quando na modificação da forma de resolubilidade das demandas. Além disso, notou-se que a empresa, ainda que de médio porte, possui capacidade para ampliar os recursos tecnológicos e atender as necessidades dos departamentos a partir do controle e feedback das ferramentas já instauradas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57038
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KAROLAYNE SILVA DO NASCIMENTO.pdf4,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons