Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57029

Compartilhe esta página

Título: Ensino de inglês no novo ensino médio : criação e análise de uma trilha de aprendizagem gamificada baseada no eixo oralidade para o 1o ano
Autor(es): MARINHO, Hellyton José Vieira
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa; Gamificação; Práticas pedagógicas; Trilha de aprendizagem
Data do documento: 4-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MARINHO, Hellyton José Vieira. Ensino de inglês no novo ensino médio: criação e análise de uma trilha de aprendizagem gamificada baseada no eixo oralidade para o 1º ano. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Discussões sobre gamificação estão ganhando cada vez mais espaço dentro da área da educação. No aprendizado da língua inglesa, a gamificação emprega mecânicas de jogo como pontos e recompensas para aumentar o engajamento e a motivação. Essa abordagem oferece benefícios como maior engajamento, motivação e aprendizado ativo. As atividades gamificadas fornecem feedback instantâneo, autonomia e uso prático da linguagem, expondo os alunos a nuances culturais. Atividades do livro didático podem não suprir a necessidade de engajamento entre os alunos, e por consequência, não ter o efeito esperado. Nossa pesquisa utilizou como suporte teórico os estudos do lúdico de Huizinga (2019), abordagens do ensino de línguas, principalmente de Leffa (1999), Kumaravadivelu (2003), Richards & Rogers (2003). Para tanto, com essa pesquisa, temos o objetivo de criar uma trilha de aprendizagem gamificada, adaptando 3 atividades já existentes em um livro didático de língua inglesa do 1o ano do novo Ensino Médio e dando ênfase no eixo oralidade, por ser uma das competências menos trabalhadas em materiais didáticos do Ensino Médio. A nossa dissertação foi conduzida através de métodos de pesquisa de cunho bibliográfico e documental, pois analisamos as atividades já existentes no livro didático, fazendo críticas construtivas à objetos de conhecimento, textos, imagens e abordagens que o livro dá ao eixo oralidade, e criamos atividades de autoria própria. Os resultados da nossa pesquisa se deram através da criação de “desafios”, que foi como nós intitulamos as atividades da trilha de aprendizagem. Esperamos que a nossa pesquisa auxilie outros professores de língua inglesa a aderirem a gamificação nas suas práticas docentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57029
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Hellyton José Vieira Marinho.pdf8,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons