Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57018

Compartilhe esta página

Título: O fenômeno FOMO (Fear Of Missing Out) e o compartilhamento de experiências turísticas nas mídias sociais como forma de constituição do eu estendido digital
Autor(es): SILVA, Kaline Driele da
Palavras-chave: Compartilhamento de experiência turística; Eu estendido digital; FOMO; Rede social
Data do documento: 29-Nov-2023
Citação: SILVA, Kaline Driele da. SOUZA, Anderson Gomes de. O fenômeno FOMO (Fear Of Missing Out) e o compartilhamento de experiências turísticas nas mídias sociais como forma de constituição do eu estendido digital. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Hoteleira) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O conceito de Eu estendido aborda como as pessoas usam objetos para estender, fortalecer e expressar sua identidade. Com as mudanças tecnológicas, surge o Eu estendido digital, na qual as redes sociais desempenham um papel crucial. O FOMO, medo de ser esquecido virtualmente, é caracterizado pelo desejo de permanecer continuamente conectado ao que os outros estão fazendo nas redes sociais. O objetivo deste artigo é compreender a relação entre o fenômeno FOMO (Fear of Missing Out) e o compartilhamento de experiências turísticas nas mídias sociais, explorando como ambos se relacionam com a construção do Eu estendido no ambiente digital. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi conduzida uma pesquisa no Google Forms, coletando dados de 371 usuários brasileiros ativos em mídias sociais com experiência em viagens. A análise estatística descritiva revelou relações significativas entre FOMO, o conceito do Eu estendido digital e práticas de compartilhamento de experiências turísticas online. Os resultados indicam que o FOMO tem influência no compartilhamento e através disso ele se relaciona com o Eu entendido digital, que por sua vez demonstrou levemente ser um motivador para o compartilhamento de vivências de viagens. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas entre os construtos investigados, proporcionando insights valiosos para a área acadêmica como também para os profissionais do turismo e marketing, trazendo subsídios informacionais para a criação de estratégias mais alinhadas às motivações e comportamentos dos consumidores contemporâneos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57018
Aparece nas coleções:(TCC) - Hotelaria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kaline Driele da Silva.pdf446,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons