Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011
Share on
Title: | Visibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticos |
Authors: | Souza, Brendha Giovana Silva de |
Keywords: | Literatura de autoria feminina; Livro didático; Ensino de literatura |
Issue Date: | 5-Oct-2023 |
Citation: | SOUZA, Brendha Giovana Silva de. Visibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho analisa a presença e tratamento dado aos textos poéticos de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio, com o propósito de averiguar as condições em que se encontra o ensino da literatura feminina, a partir do estudo dos poemas presentes nos livros. A pesquisa é voltada para a seleção, análise e problematização da forma como os poemas de mulheres são trabalhados. Os livros didáticos são o ponto de ligação do que é produzido na academia e o que vai parar nas massas, desta forma a opressão vivida diariamente pela mulher também é refletida em sala. O livro didático foi a ferramenta escolhida, por ser um material de ampla divulgação, e que vai nos levar a compreender melhor o preconceito contra a literatura feminina. O que pudemos observar é que, mesmo com o avanço da crítica literária feminista, pouco mudou em relação a escolha do que é canônico, e a falta de representatividade feminina nas escolas continua sendo um problema que deve ser revisto. Para esta pesquisa foi elaborado um referencial teórico que abrange três tópicos importantes: a contribuição das mulheres para a literatura brasileira, a importância da representação feminina na sala de aula e abordagens eficientes de poemas em sala de aula. No primeiro tópico foram utilizados os textos das autoras Nelly Coelho, Ana Steffen e Constância Duarte, no segundo, o trabalho se ampara principalmente nos sociólogos Antonio Candido e Pierre Bourdieu, já no último tópico temos a contribuição de Helder Pinheiro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Brendha Giovana Silva de Souza .pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License