Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorSouza, Brendha Giovana Silva de-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:49:16Z-
dc.date.available2024-07-25T17:49:16Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2024-06-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Brendha Giovana Silva de. Visibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57011-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a presença e tratamento dado aos textos poéticos de autoria feminina nos livros didáticos de ensino médio, com o propósito de averiguar as condições em que se encontra o ensino da literatura feminina, a partir do estudo dos poemas presentes nos livros. A pesquisa é voltada para a seleção, análise e problematização da forma como os poemas de mulheres são trabalhados. Os livros didáticos são o ponto de ligação do que é produzido na academia e o que vai parar nas massas, desta forma a opressão vivida diariamente pela mulher também é refletida em sala. O livro didático foi a ferramenta escolhida, por ser um material de ampla divulgação, e que vai nos levar a compreender melhor o preconceito contra a literatura feminina. O que pudemos observar é que, mesmo com o avanço da crítica literária feminista, pouco mudou em relação a escolha do que é canônico, e a falta de representatividade feminina nas escolas continua sendo um problema que deve ser revisto. Para esta pesquisa foi elaborado um referencial teórico que abrange três tópicos importantes: a contribuição das mulheres para a literatura brasileira, a importância da representação feminina na sala de aula e abordagens eficientes de poemas em sala de aula. No primeiro tópico foram utilizados os textos das autoras Nelly Coelho, Ana Steffen e Constância Duarte, no segundo, o trabalho se ampara principalmente nos sociólogos Antonio Candido e Pierre Bourdieu, já no último tópico temos a contribuição de Helder Pinheiro.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.titleVisibilidade feminina: análise e problematização da presença da poesia feminina nos livros didáticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8200860779510322pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes the presence and treatment given to poetic texts authored by women in high school textbooks. With the purpose of investigating the conditions in which the teaching of women's literature is found, based on the study of the poems present in the books. The research is focused on the selection, analysis, and problematization of how women's poems are approached. Textbooks serve as the link between what is produced in academia and what reaches the masses; thus, the oppression experienced by women on a daily basis is also reflected in the classroom. The textbook was chosen as the tool for this study because it is widely disseminated and will help us better understand the prejudice against women's literature. What we have observed is that, despite the advancement of feminist literary criticism, little has changed in terms of the choice of canonical works, and the lack of female representation in schools continues to be a problem that needs to be thoroughly reviewed. For this research, a theoretical framework was developed that encompassed three important topics: the contribution of women to Brazilian literature, the significance of female representation in the classroom, and effective approaches to teaching poems in the classroom. In the first topic, the texts of authors Nelly Coelho, Ana Steffen, and Constância Duarte were used. In the second, the work is primarily supported by sociologists Antonio Candido and Bourdieu, while in the last topic, we have the contribution of Helder Pinheiro and.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brendha Giovana Silva de Souza .pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons