Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56998

Compartilhe esta página

Título: Políticas públicas de inclusão digital nas escolas do campo no município de Vitória de Santo Antão : cidadanias possíveis
Autor(es): SILVA, José Severino da
Palavras-chave: Inclusão digital; Educação rural; Educação - Aspectos políticos
Data do documento: 20-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, José Severino da. Políticas públicas de inclusão digital nas escolas do campo no município de Vitória de Santo Antão: cidadanias possíveis. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesta tese nos dedicamos a responder à seguinte questão de pesquisa: de que maneira as inter-relações presentes entre as políticas públicas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo podem considerar o uso dessas tecnologias como elementos de construção de cidadanias nesses territórios? Defendemos a Tese de que as inter-relações que ocorrem entre as políticas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo têm se ancorado no modelo colonialista de controle social, ocorrendo descontextualizadas do território campesino e desarticuladas da construção das cidadanias, assumindo um formato de colonialismo digital nesses territórios. Nessa direção, tomamos como Objetivo geral analisar as inter-relações entre as políticas públicas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo voltadas para a construção de cidadanias nesses territórios. Os Objetivos específicos que nortearam a construção da tese foram: mapear o cenário da pesquisa sobre a inclusão digital nas escolas do campo; descrever as políticas de inclusão digital voltadas para as escolas do campo; analisar as práticas de uso contextualizadas das tecnologias digitais propostas para as escolas do campo presentes nas políticas de inclusão digital; e identificar as limitações de uso das tecnologias digitais voltadas para a construção das cidadanias no território epistêmico das escolas do campo. Esta pesquisa se vale da abordagem teórico- metodológica das Epistemologias de Sul (SANTOS, 2010). Enquanto campo de pesquisa, tivemos a participação de trinta escolas campesinas da Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão (RMEVSA), Pernambuco, e, para o desenvolvimento da pesquisa, contamos com participação dos gestores do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), juntamente com os/as professores/as, professores/as responsáveis e gestores/as das escolas campesinas da Rede. As fontes da pesquisa possuem duas naturezas: a) global, constituída a partir do mapeamento sistemático para a ampliação do conhecimento e produção da discussão referente ao objeto de estudo; e b) local, através dos questionários, das entrevistas e da análise do Plano de Inovação Tecnológica da Vitória de Santo Antão (PLIVSA), enquanto política de inclusão digital local implementada pelo NTM. Para a análise dos dados, utilizamos os ciclos de Saldaña (2013) complementada pelo uso do software Atlas.TI. Os resultados mostram que as políticas de inclusão digital voltadas para as escolas do campo, na RMEVSA, ainda têm se ancorado no modelo colonialista de controle social, ao proporem um uso das tecnologias digitais numa perspectiva utilitarista e de atendimento ao modelo hegemônico e capitalista de consumo. Isso ocorre de forma descontextualizada do território campesino e desarticulada de suas territorialidades, limitando o fomento de ações que visam a construção das cidadanias nestes territórios, a partir do uso das tecnologias digitais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56998
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE José Severino da Silva.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons