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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56998

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Thelma Panerai-
dc.contributor.authorSILVA, José Severino da-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:21:51Z-
dc.date.available2024-07-25T14:21:51Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, José Severino da. Políticas públicas de inclusão digital nas escolas do campo no município de Vitória de Santo Antão: cidadanias possíveis. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56998-
dc.description.abstractNesta tese nos dedicamos a responder à seguinte questão de pesquisa: de que maneira as inter-relações presentes entre as políticas públicas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo podem considerar o uso dessas tecnologias como elementos de construção de cidadanias nesses territórios? Defendemos a Tese de que as inter-relações que ocorrem entre as políticas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo têm se ancorado no modelo colonialista de controle social, ocorrendo descontextualizadas do território campesino e desarticuladas da construção das cidadanias, assumindo um formato de colonialismo digital nesses territórios. Nessa direção, tomamos como Objetivo geral analisar as inter-relações entre as políticas públicas de inclusão digital e o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo voltadas para a construção de cidadanias nesses territórios. Os Objetivos específicos que nortearam a construção da tese foram: mapear o cenário da pesquisa sobre a inclusão digital nas escolas do campo; descrever as políticas de inclusão digital voltadas para as escolas do campo; analisar as práticas de uso contextualizadas das tecnologias digitais propostas para as escolas do campo presentes nas políticas de inclusão digital; e identificar as limitações de uso das tecnologias digitais voltadas para a construção das cidadanias no território epistêmico das escolas do campo. Esta pesquisa se vale da abordagem teórico- metodológica das Epistemologias de Sul (SANTOS, 2010). Enquanto campo de pesquisa, tivemos a participação de trinta escolas campesinas da Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão (RMEVSA), Pernambuco, e, para o desenvolvimento da pesquisa, contamos com participação dos gestores do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), juntamente com os/as professores/as, professores/as responsáveis e gestores/as das escolas campesinas da Rede. As fontes da pesquisa possuem duas naturezas: a) global, constituída a partir do mapeamento sistemático para a ampliação do conhecimento e produção da discussão referente ao objeto de estudo; e b) local, através dos questionários, das entrevistas e da análise do Plano de Inovação Tecnológica da Vitória de Santo Antão (PLIVSA), enquanto política de inclusão digital local implementada pelo NTM. Para a análise dos dados, utilizamos os ciclos de Saldaña (2013) complementada pelo uso do software Atlas.TI. Os resultados mostram que as políticas de inclusão digital voltadas para as escolas do campo, na RMEVSA, ainda têm se ancorado no modelo colonialista de controle social, ao proporem um uso das tecnologias digitais numa perspectiva utilitarista e de atendimento ao modelo hegemônico e capitalista de consumo. Isso ocorre de forma descontextualizada do território campesino e desarticulada de suas territorialidades, limitando o fomento de ações que visam a construção das cidadanias nestes territórios, a partir do uso das tecnologias digitais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.titlePolíticas públicas de inclusão digital nas escolas do campo no município de Vitória de Santo Antão : cidadanias possíveispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9286070535972272pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6586913716031145pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxEn esta tesis nos dedicamos a responder la siguiente pregunta: ¿cómo pueden las interrelaciones presentes entre las políticas públicas de inclusión digital y el uso de tecnologías digitales en las escuelas rurales considerar el uso de estas tecnologías como elementos de construcción de ciudadanía en estos territorios? De esta manera, defendemos la tesis de que las interrelaciones que se dan entre las políticas de inclusión digital y el uso de tecnologías digitales en las escuelas rurales han estado ancladas en el modelo colonialista de control social, ocurriendo fuera de contexto desde el territorio campesino y desarticuladas de la construcción. de ciudadanías y asumiendo un formato de colonialismo digital en estos territorios. En esta dirección, nuestro objetivo general es analizar las interrelaciones entre las políticas públicas de inclusión digital y el uso de tecnologías digitales en las escuelas rurales orientadas a la construcción de ciudadanía en estos territorios. Los objetivos específicos que guiaron la construcción de la tesis fueron: mapear el escenario de la investigación sobre inclusión digital en escuelas rurales; describir las políticas de inclusión digital dirigidas a escuelas rurales, analizar las prácticas de uso contextualizado de las tecnologías digitales propuestas para escuelas rurales presentes en las políticas de inclusión digital, e Identificar las limitaciones del uso de tecnologías digitales orientadas a la construcción de ciudadanía en el territorio epistémico de las escuelas rurales. Esta investigación utiliza el enfoque teórico-metodológico de las Epistemologías del Sur (SANTOS, 2010). Como campo de investigación, contamos con la participación de treinta escuelas rurales de la Red Municipal de Educación de Vitória de Santo Antão y, para el desarrollo, contamos con la participación de gestores del Centro Tecnológico Municipal - NTM, con docentes, docentes responsables y gestores de las escuelas rurales de la Red. Las fuentes de investigación tienen dos naturalezas: a) globales, constituidas a partir de un mapeo sistemático para ampliar el conocimiento y producir discusión sobre el objeto de estudio; y b) local, a través de cuestionarios, entrevistas y análisis del Plan de Innovación Tecnológica, como política local de inclusión digital implementada por NTM. Para analizar los datos se utilizaron los ciclos de Saldaña (2013) complementados con el uso del software Atlas.TI. Los resultados muestran que las políticas de inclusión digital dirigidas a escuelas rurales, en la Red Vitória de Santo Antão, todavía han estado ancladas en el modelo colonialista de control social al proponer el uso de tecnologías digitales desde una perspectiva utilitaria y de conformidad con el modelo hegemónico. y capitalista consumista, de manera descontextualizada del territorio campesino y desarticulada de sus territorialidades, limitando así la promoción de acciones encaminadas a la construcción de ciudadanía en estos territorios, a través del uso de tecnologías digitales.pt_BR
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