Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56919
Compartilhe esta página
Título: | Sequência didática resíduos orgânicos : ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica |
Autor(es): | SILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Educação básica; ODS; Resíduos sólidos urbanos; Sequência didática |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da. Sequência didática resíduos orgânicos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Os problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários às boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que possam desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. A validação do produto técnico educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através dos critérios de validação da CAPES, e os resultados obtidos demostraram que a “Sequência Didática Resíduos Orgânicos” é um eficiente recurso pedagógico para a ampliação das discussões sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, para o despertar da sensibilidade ambiental, para a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56919 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Heloísa Oliveira Bernardo da Silva.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons