Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56919

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática resíduos orgânicos : ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica
Autor(es): SILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da
Palavras-chave: Educação ambiental; Educação básica; ODS; Resíduos sólidos urbanos; Sequência didática
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da. Sequência didática resíduos orgânicos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Os problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários às boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que possam desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. A validação do produto técnico educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através dos critérios de validação da CAPES, e os resultados obtidos demostraram que a “Sequência Didática Resíduos Orgânicos” é um eficiente recurso pedagógico para a ampliação das discussões sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, para o despertar da sensibilidade ambiental, para a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56919
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Heloísa Oliveira Bernardo da Silva.pdf4,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons