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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alineaurea Florentino-
dc.contributor.authorSILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:34:08Z-
dc.date.available2024-07-23T14:34:08Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSILVA, Heloísa Oliveira Bernardo da. Sequência didática resíduos orgânicos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56919-
dc.description.abstractOs problemas ambientais relacionados à gestão inadequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs) são crescentes. Em meio a este contexto, atividades/ações realizadas na escola que contribuam para a construção dos saberes necessários às boas práticas de sustentabilidade e sensibilidade ambiental são fundamentais. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo sensibilizar estudantes da educação básica da Escola Municipal Manoel da Rosa, do município de Paudalho – PE, sobre a Gestão dos Resíduos Orgânicos da escola, mediante a elaboração do Produto Técnico e Tecnológico (PTT) “Sequência Didática Resíduos Sólidos: ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básica”. O trabalho está estruturado de acordo com a Agenda 2030 da ONU, tendo como norteadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 6 - Água Potável e Saneamento; ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis; e que possam desenvolver competências que são previstas e estão descritas na Base Nacional Comum Curricular. A validação do produto técnico educacional foi realizada por docentes da Educação Básica, através dos critérios de validação da CAPES, e os resultados obtidos demostraram que a “Sequência Didática Resíduos Orgânicos” é um eficiente recurso pedagógico para a ampliação das discussões sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade, para o despertar da sensibilidade ambiental, para a reflexão acerca dos problemas gerados ao meio ambiente pelos Resíduos Sólidos Orgânicos e como estes podem ser solucionados a partir de práticas sustentáveis simples no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectODSpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos urbanospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática resíduos orgânicos : ações sustentáveis voltadas para o ensino das ciências ambientais na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2749150309494638pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810302436995638pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental problems related to inadequate management of Urban Solid Waste (USW) are increasing. In the midst of this context, activities/actions carried out at school that contribute to the construction of the necessary knowledge for good sustainability practices and environmental sensitivity are fundamental. Therefore, this work aims to raise awareness among basic education students at the Manoel da Rosa Municipal School, in the municipality of Paudalho - PE, by managing the Organic Waste at the school, through the elaboration of the Technical and Technological Product (TTP) “Solid Waste Didactic Sequence: sustainable actions aimed at teaching environmental sciences in basic education”. The work is structured in accordance with the UN's 2030 Agenda, guided by the Sustainable Development Goals (SDGs), SDG 2 - Zero Hunger and Sustainable Agriculture; SDG 4 - Quality Education; SDG 6 - Drinking Water and Sanitation; SDG 12 - Responsible Consumption and Production; and which could develop competences that are foreseen and described in the School Common National Curriculum Base. The validation of the educational technical products was carried out by Basic Education teachers, thought the validation benchmarks from CAPES, and the required results showing that "organic waste didactic sequence" is an efficient pedagogical resource for the increasing debates about Environmental Education and Sustainability, for the awakening of Environmental sensitivity, for reflection about the problems generated in the Environment by organic solid waste and how these can be solved with ordinary sustainable practices in schools.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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