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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56895
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Título : | O papel estratégico dos jogos digitais no desenvolvimento da proficiência leitora em língua inglesa como língua estrangeira |
Autor : | FRANCISCO, Cicero Nestor Pinheiro |
Palabras clave : | Leitura; Proficiência em Língua Inglesa; Jogos digitais; Neurolinguística |
Fecha de publicación : | 29-feb-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FRANCISCO, Cicero Nestor Pinheiro. O papel estratégico dos jogos digitais no desenvolvimento da proficiência leitora em língua inglesa como língua estrangeira. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Dentre as várias abordagens da linguística aplicada, há a preocupação de como os princípios linguísticos podem ser utilizados, de forma pragmática, para resolver problemas no mundo real, motivando assim, a presente tese. A partir dessas observações sobre a prática da leitura em Língua Inglesa (LI) pelos estudantes da escola pública, foi possível verificar que essa habilidade comunicativa configura-se como incipiente e, não raro, desconfortável a esses sujeitos, ainda que a leitura em outro idioma seja uma prática linguística tão crucial em um mundo cada vez mais globalizado. Para verificar a ampliação da proficiência da leitura em LI, este estudo investigou como os jogos digitais podem auxiliar os estudantes na elevação dessa habilidade linguística. Com o propósito de perscrutar as relações entre o hábito da leitura durante os momentos de interação com os jogos e a elevação da proficiência em uma língua adicional, esta pesquisa estruturou-se através do método comparativo de delineamento quali-quantitativo e de caráter translacional devido às técnicas de tratamento dos dados e à utilização de uma fundamentação teórica que parte de conceitos de distintas áreas do conhecimento. Ancorada, portanto, em um arcabouço teórico de pesquisadores da Linguística (Broughton et al., 2003; Leffa, 2016; Wallace, 2005, Marcuschi, 2008) , com foco nos estudos relacionados à prática da leitura em Língua Inglesa; das neurociências (Luria, 1981, 1992; Tomasello, 2003; Dehaene, 2012, 2019; Lent, 2022; Kandel et al., 2021), na busca da compreensão de como o cérebro aprende e quais são os mecanismos cerebrais intrínsecos à leitura; e do uso pedagógico dos jogos digitais (Prensky, 2012; McGonigal, 2012; Alves e Coutinho, 2016; Meira e Blikstein, 2020), com vistas a explorar a potencialidade que os jogos podem oferecer ao ambiente educacional. A postura epistemológica neste trabalho possibilitou investigar se os jogos podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para a promoção da proficiência da leitura em língua inglesa. Assim, a partir de um corpus produzido por cinco estudantes do Ensino Médio, foi possível analisar a interação desses jovens com os jogos digitais e observar elementos como o tempo de exposição aos jogos, a disposição dos textos nos respectivos ambientes digitais e as estratégias desenvolvidas pelos sujeitos pesquisados para interagir com os textos em LI no ambiente virtual. A partir dos dados coletados foi possível constatar que, ao engajarem-se na interação com os jogos digitais, os sujeitos pesquisados demonstraram elevação no nível da proficiência da leitura em LI a partir de práticas como a ampliação do léxico, da ampliação das técnicas de leitura em LI e da prática da identificação do contexto da leitura, entre outras habilidades. Na consecução dos objetivos propostos pelos jogos, os estudantes aplicam a habilidade de leitura de forma prática, com propósitos específicos e fins bem delimitados. Esses fatores propiciaram um envolvimento instrucional, ativo e dinâmico com a leitura em LI, demonstrando que a interação com jogos digitais pode ser um recurso pedagógico relevante para o desenvolvimento da proficiência da leitura em LI. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56895 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Linguística |
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