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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56892
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Título: | Petroflex : FlexQuest como estratégia didática sobre derramamento de óleo nas praias brasileiras |
Autor(es): | SILVA, Bárbara Lúcia de Oliveira da |
Palavras-chave: | Educação problematizadora; Tecnologias digitais na educação; Ensino de ciências; Teoria da flexibilidade cognitiva |
Data do documento: | 8-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Bárbara Lúcia de Oliveira da. Petroflex: FlexQuest como estratégia didática sobre derramamento de óleo nas praias brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Segundo Paulo Freire, a educação problematizadora tem por objetivo tornar o aprendiz transformador ativo de sua realidade social. Alinhada aos pensamentos de Freire, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que a educação deve promover ações e valores que tornem a sociedade mais humanizada e preocupada com a preservação da natureza. Dentre as dez competências gerais da educação básica, a BNCC trata da competência de argumentar utilizando fatos e fontes confiáveis e também de utilizar ou criar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas diferentes práticas pedagógicas. Nesse sentido, a FlexQuest, estratégia didática que utiliza recursos de hipermídia construídos com notícias reais provenientes da internet para a articulação do conhecimento de maneira aprofundada, é um exemplo de TDIC, fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC trata da capacidade do aprendiz de superar os processos de memorização de um determinado conhecimento, ao buscar reestruturá-lo e aplicá-lo, em níveis de maior complexidade, na solução de desafios da vida cotidiana. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma FlexQuest, a PetroFlex, para promover a flexibilização de conhecimentos por parte dos estudantes a partir da abordagem do contexto do derramamento de óleo nas praias da costa brasileira que se iniciou em agosto de 2019. Busca-se utilizar, de maneira interdisciplinar os conhecimentos de Química, Educação Ambiental, Economia, Política, Saúde, Geografia e Biologia. O produto PetroFlex, foi elaborado na plataforma gratuita da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criado pelo grupo Semente da mesma instituição. Ao aplicar o produto em turma do 3o ano do ensino médio da rede pública, localizada na região metropolitana do Estado de Pernambuco, foi possível perceber indícios de que a proposta pôde enriquecer e (re)construir os conhecimentos dos estudantes a cerca do tema, proporcionando aos mesmos a flexibilização e ampliação de sua estrutura cognitiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56892 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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