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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56892

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Kátia Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Bárbara Lúcia de Oliveira da-
dc.date.accessioned2024-07-23T11:57:46Z-
dc.date.available2024-07-23T11:57:46Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Lúcia de Oliveira da. Petroflex: FlexQuest como estratégia didática sobre derramamento de óleo nas praias brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56892-
dc.description.abstractSegundo Paulo Freire, a educação problematizadora tem por objetivo tornar o aprendiz transformador ativo de sua realidade social. Alinhada aos pensamentos de Freire, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que a educação deve promover ações e valores que tornem a sociedade mais humanizada e preocupada com a preservação da natureza. Dentre as dez competências gerais da educação básica, a BNCC trata da competência de argumentar utilizando fatos e fontes confiáveis e também de utilizar ou criar Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas diferentes práticas pedagógicas. Nesse sentido, a FlexQuest, estratégia didática que utiliza recursos de hipermídia construídos com notícias reais provenientes da internet para a articulação do conhecimento de maneira aprofundada, é um exemplo de TDIC, fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A TFC trata da capacidade do aprendiz de superar os processos de memorização de um determinado conhecimento, ao buscar reestruturá-lo e aplicá-lo, em níveis de maior complexidade, na solução de desafios da vida cotidiana. Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo elaborar uma FlexQuest, a PetroFlex, para promover a flexibilização de conhecimentos por parte dos estudantes a partir da abordagem do contexto do derramamento de óleo nas praias da costa brasileira que se iniciou em agosto de 2019. Busca-se utilizar, de maneira interdisciplinar os conhecimentos de Química, Educação Ambiental, Economia, Política, Saúde, Geografia e Biologia. O produto PetroFlex, foi elaborado na plataforma gratuita da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criado pelo grupo Semente da mesma instituição. Ao aplicar o produto em turma do 3o ano do ensino médio da rede pública, localizada na região metropolitana do Estado de Pernambuco, foi possível perceber indícios de que a proposta pôde enriquecer e (re)construir os conhecimentos dos estudantes a cerca do tema, proporcionando aos mesmos a flexibilização e ampliação de sua estrutura cognitiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeoria da flexibilidade cognitivapt_BR
dc.titlePetroflex : FlexQuest como estratégia didática sobre derramamento de óleo nas praias brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846411370028018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2139448380426938pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxAccording to Paulo Freire, problem-posing education aims to transform learners into active agents in reshaping their social reality. In alignment with Freire's philosophy, the National Common Curricular Base (BNCC) emphasizes that education should foster actions and values that contribute to a more humane society and promote nature preservation. Among the ten general competencies of basic education outlined by the BNCC, there is a focus on the competence to argue using facts and reliable sources, as well as the utilization and creation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in various pedagogical practices. In this context, FlexQuest, a didactic strategy employing hypermedia resources built with real news from the internet, serves as an example of DICT based on the Cognitive Flexibility Theory (CFT). CFT addresses the learner's ability to move beyond memorization by restructuring and applying knowledge to solve complex, real-life challenges. This study aims to develop a FlexQuest, named PetroFlex, to enhance students' knowledge flexibility by addressing the oil spill on the Brazilian coast that began in August 2019. The goal is to integrate interdisciplinary knowledge from Chemistry, Environmental Education, Economics, Politics, Health, Geography, and Biology. The PetroFlex project was developed on the free platform of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), created by the Semente Group at the same institution. When implemented with a 3rd-year high school class from the public school system in the metropolitan region of Pernambuco, observations indicated that the proposal could enrich and reconstruct students' knowledge on the topic, facilitating the flexibility and expansion of their cognitive structure.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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