Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56889
Comparte esta pagina
Título : | Do espaço ao saber: Diagnótico arquitetônico das características espaciais, estruturais e neurocientíficas da escola infantil Luiz Luciano de Lucena |
Autor : | PARENTE, Ana Virna Carlos |
Palabras clave : | Escola; Espaços Saudáveis; Bem estar; Neurociência; Conforto |
Fecha de publicación : | 25-mar-2024 |
Citación : | PARENTE, Ana Virna Carlos. Do espaço ao saber: diagnóstico arquitetônico das características espaciais, estruturais e neurocientíficas da escola infantil Luiz Luciano de Lucena. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Primeiramente, é válido salientar que a arquitetura está presente desde os princípios históricos da humanidade. Na pré-história baseava-se em adaptar um espaço e torná-lo um abrigo, protegendo-o das intempéries e dos animais selvagens. E assim, a cada era histórica a arquitetura se modifica acordado com os conceitos exclusivos de cada cultura, região, povo e clima. Chegando nos dias atuais, mas também com as características antigas, geralmente os projetos são baseados apenas pelas necessidades básicas e pelo lado técnico da construção, o que é lamentável, porque mesmo que seja uma parte importante, a concepção de espaços saudáveis se tornou necessária na sociedade contemporânea. Espaços bem projetados, pensados a partir do dia a dia e com a necessidade do usuário solucionaram positivamente as problemáticas que pedem a introdução dos aspectos da Neurociência, Conforto e Ergonomia, e consequentemente, ajudariam no intelecto e em uma melhor satisfação do ser humano. Esse aspecto vem sendo explorado com intensidade nos projetos de escolas primárias, visto que segundo os estudos da médica e pedagoga Maria Montessori, os primeiros anos de vida de uma pessoa são os mais importantes para sua formação, determinantes para a constituição de sua personalidade, autoestima e caráter. Para analisar como a arquitetura pode contribuir para a qualidade de ensino infantil na escola, propõe-se uma revisão bibliográfica, através de obras publicadas e artigos na internet, tendo como base pesquisadores da área da arquitetura, pedagogia e educação para entender a relevância da instituição na vida da criança e quais conceitos são necessários para o projeto de uma escola mais humanizada. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56889 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Virna Carlos Parente.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons