Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56889

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, Maria de Jesus de Britto-
dc.contributor.authorPARENTE, Ana Virna Carlos-
dc.date.accessioned2024-07-22T21:42:20Z-
dc.date.available2024-07-22T21:42:20Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-04-17-
dc.identifier.citationPARENTE, Ana Virna Carlos. Do espaço ao saber: diagnóstico arquitetônico das características espaciais, estruturais e neurocientíficas da escola infantil Luiz Luciano de Lucena. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56889-
dc.description.abstractPrimeiramente, é válido salientar que a arquitetura está presente desde os princípios históricos da humanidade. Na pré-história baseava-se em adaptar um espaço e torná-lo um abrigo, protegendo-o das intempéries e dos animais selvagens. E assim, a cada era histórica a arquitetura se modifica acordado com os conceitos exclusivos de cada cultura, região, povo e clima. Chegando nos dias atuais, mas também com as características antigas, geralmente os projetos são baseados apenas pelas necessidades básicas e pelo lado técnico da construção, o que é lamentável, porque mesmo que seja uma parte importante, a concepção de espaços saudáveis se tornou necessária na sociedade contemporânea. Espaços bem projetados, pensados a partir do dia a dia e com a necessidade do usuário solucionaram positivamente as problemáticas que pedem a introdução dos aspectos da Neurociência, Conforto e Ergonomia, e consequentemente, ajudariam no intelecto e em uma melhor satisfação do ser humano. Esse aspecto vem sendo explorado com intensidade nos projetos de escolas primárias, visto que segundo os estudos da médica e pedagoga Maria Montessori, os primeiros anos de vida de uma pessoa são os mais importantes para sua formação, determinantes para a constituição de sua personalidade, autoestima e caráter. Para analisar como a arquitetura pode contribuir para a qualidade de ensino infantil na escola, propõe-se uma revisão bibliográfica, através de obras publicadas e artigos na internet, tendo como base pesquisadores da área da arquitetura, pedagogia e educação para entender a relevância da instituição na vida da criança e quais conceitos são necessários para o projeto de uma escola mais humanizada.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEspaços Saudáveispt_BR
dc.subjectBem estarpt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectConfortopt_BR
dc.titleDo espaço ao saber: Diagnótico arquitetônico das características espaciais, estruturais e neurocientíficas da escola infantil Luiz Luciano de Lucenapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6548516425603414pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2218964680682974pt_BR
dc.description.abstractxFirstly, it is worth highlighting that architecture has been present since the historical beginnings of humanity. In prehistory, it was based on adapting a space and turning it into a shelter, protecting it from the weather and wild animals. And so, with each historical era, architecture changed according to the exclusive concepts of each culture, region, people and climate. Arriving in the present day, but also with the old characteristics, generally the projects are based only on the basic needs and increase by the technical side of the construction, which is regrettable, because even though it is an important part, the creation of healthy spaces has become necessary in contemporary society. Well-designed spaces, designed according to day-to-day life and the user's needs, would positively solve the problems that require the introduction of aspects of Neuroscience, Comfort and Ergonomics, and consequently, would help in intellectual development and a better quality of life for the user. human being This aspect has been explored intensively in primary school projects, since according to studies by doctor and pedagogue Maria Montessori, the first years of an individual's life are the most important for their formation, determining the constitution of their personality, self-esteem and character. To analyze how architecture can contribute to the quality of early childhood education at school, a bibliographical review is proposed, through published works and articles on the internet, based on researchers in the area of ​​architecture, pedagogy and education to understand the importance of the institution in the child's life and which concepts are essential for the project of a more humanized school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Virna Carlos Parente.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons